Na noite de 16 de fevereiro, houve um registro fotográfico de luzes desconhecidas no céu de Poços de Caldas. As possibilidades para entender o fenômeno foram muitas, mas sem se chegar a um consenso. As foram enviadas ao ufólogo Rogério Temporim, em São Paulo. Temporim, que também é psicanalista, produziu um vídeo com a análise das luzes e publicou em seu canal Cosmos Oculto, na plataforma Youtube.
“Antes de tudo, é necessário fazer a distinção entre os termos UFO, que é o Objeto Voador Não Identificado, que abreviamos OVNI, e Ufologia. Apesar de parecer que há uma continuidade imediata entre eles, isso não acontece. UFO é o próprio objeto que não identificamos e Ufologia é o estudo dos seres extraterrestres, as naves e esses eventos relacionados com os relatos de quem vive experiências nesse sentido, experiências ufológicas. Então, quando falamos sobre uma imagem ou vídeo de UFO as pessoas já associam com ufologia, mas, na verdade, estamos focando apenas um objeto desconhecido. Diante das imagens enviadas pelo repórter do Jornal Mantiqueira podemos dizer que são de um legítimo UFO. São fotos intrigantes”, diz Rogério Temporim.
O repórter do Jornal Mantiqueira Paulo Vitor Campos foi o autor das imagens.
“Atualmente, a primeira resposta para imagens assim é que são drones. Viu alguma coisa que não é um helicóptero, então é drone. Uma resposta bem à mão, pois ela faz sentido diante da necessidade que a ciência tem de explicar tudo que é desconhecido. Em parte porque ela tomou a frente das interpretações do Universo. Mas, nem sempre ela está correta. Se você vir alguma coisa esquisita, só a ciência pode explicar? É a velha arrogância do ser humano, agora travestida numa área de conhecimento. Entretanto, não nos esqueçamos que a religião e a espiritualidade são também áreas de conhecimento. Mas, voltando às imagens, eu digo que não é um drone, nem um helicóptero e nem um avião, já que quem testemunhou disse que as luzes estavam paradas e sem ruído. Mas há uma informação muito importante, que é a mistura de luzes, que pareciam brincar entre si. Podemos observar tamanhos distintos entre elas e que nas imagens elas se fundem. Isso demonstra um objeto dinâmico, se for um apenas, ele apresenta várias luzes misturadas e se mexendo e isso, para mim, é um UFO, ou seja, um objeto que não é comum. Não dá pra afirmar o que seja, é claro, mas fico com essa possibilidade de ser um engenho desconhecido”, relata Temporim.
UFO Spirit Poços de Caldas já foi sede, em 2019, do 3°Fórum de Ufologia e Espiritualidade, que acontece anualmente no eixo São Paulo-Minas Gerais. Rogério Temporim é um dos organizadores e a curadoria foi da poços-caldense Jucelma Vaz. “O ser humano é essencialmente espiritual. Estudar ufologia é abrir novas possibilidades e paradigmas. Nos fóruns oferecemos ao público informações e pesquisas de palestrantes que tratem do tema UFO dentro de uma leitura cósmica, que considere as realidades espirituais e o sentido maior de seres de outros planetas estarem nos visitando há milênios”, explica ele. Ele diz que a aceitação do público é muito grande e atualmente, com a facilidade de acesso através da internet, as pessoas têm tido bastante interesse pelos temas tratados e questões levantadas nos eventos de ufologia.
Fonte: Jornal Mantiqueira/ Delma Maiochi