ONDA POÇOS

II Encontro sobre Saúde Mental será realizado no Dia da Luta Antimanicomial em Poços

Compartilhe nas redes sociais

Na próxima quarta-feira (18), para ressaltar a necessidade de se lembrar da Luta Antimanicomial, a secretaria de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial de Poços de Caldas promoverá o II Encontro sobre Saúde Mental no município. O evento acontecerá no Espaço Cultural da Urca, das 08h às 15h30, e será aberto a toda população.

A Luta Antimanicomial (contra os manicômios) é a luta pela mudança da lógica de que sempre é necessário internar os casos de sofrimento mental grave. Mas na verdade precisa ser a última opção, ou nem sequer uma opção a ser cogitada.

Antigamente, embora não tão antigamente assim, a forma de se lidar com os casos de sofrimento emocional era muito diferente de hoje. A principal opção que se adotava era a internação em hospitais psiquiátricos. Só que não era para tratar da pessoa, fazer ela se sentir melhor: era para excluí-la do convívio com a comunidade e trancá-la, e de preferência para não voltar mais.

Um fato da história muito marcante e sempre lembrado é o chamado “holocausto brasileiro”, onde cerca de 60 mil pessoas foram mortas num manicômio em Barbacena – MG, desde o início do Século XX até os anos 1970. Pessoas que eram trancafiadas em espaços extremamente precários, submetidos ao descaso e à desumanidade.

O psicólogo e referência técnica do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II – Girassol, Rafael Carlos Neofiti ressalta a necessidade de se lembrar da Luta Antimanicomial. “Precisamos lembrar que é um fato que não está tão longe assim historicamente; ou seja, há ainda muitas ideias que precisam mudar na população a respeito do que é o tratamento em Saúde Mental. “

O evento será voltado a toda a comunidade e profissionais envolvidos na atenção às pessoas em sofrimento psíquico, e tem o intuito de fazer com que todos conheçam um pouco mais de toda a Rede do SUS responsável diretamente neste cuidado e que todos possam trazer suas contribuições na construção novos olhares.

O credenciamento será feito no dia do evento a partir das 08h, logo depois acontece a abertura, seguida pela palestra ministrada pelo Psiquiatra, Dr. Adnei Pereira de Moraes. Logo depois acontece a apresentação dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial de Poços, seguido por um debate sobre a temática.

Depois do intervalo para o almoço, acontecerá uma apresentação artística dos usuários dos serviços e o encerramento acontece por volta das 15h30.

Confira os serviços ofertados pelo município para o tratamento da saúde mental de acordo com o grau de sofrimento mental do paciente:

CAPS II Girassol
Tratamento de adultos em sofrimento mental grave.

Horário de Funcionamento: 7h às 17h

Endereço: Rua Ouro Preto, 156, Jardim dos Estados

Telefone: 3715 9158

CAPS AD
Tratamento de pessoas em uso nocivo de álcool e outras drogas.

Horário de Funcionamento: 8h às 18h

Endereço: Rua Paraíba, 200, Centro

Telefone: 3697 2249

CAPS I Despertar
Tratamento de crianças e adolescentes em sofrimento mental grave.

Horário de Funcionamento: 8h às 18h

Endereço: Avenida David Benedito Ottoni, 794, Jardim dos Estados

Telefone: 3697 2223

Unidades Básicas de Saúde
Tratamento para casos de sofrimento mental/emocional leve ou estável.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –  https://chat.whatsapp.com/LsQo5KeWvvGGWlfyPCwl57