ONDA POÇOS

Idoso que estava internado em UTI morre com suspeita de covid-19 em Poços

Compartilhe nas redes sociais

Na tarde desta terça, 5, um idoso de 90 anos que estava internado em UTI desde o início do mês, faleceu com suspeita de covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele era hipertenso e apresentou quadro de insuficiência respiratória. A secretaria aguarda o resultado do exame laboratorial para definir o diagnóstico.

Nesta terça, são 25 casos positivos em Poços: 17 pacientes são considerados recuperados, quatro seguem em isolamento domiciliar, duas pessoas estão hospitalizadas e dois pacientes vieram a óbito, conforme já noticiado anteriormente. A mudança é a nomenclatura recuperados que substitui curados, conforme vem sendo utilizado também pelo Ministério da Saúde, nesta atualização constante que faz parte do quadro de uma pandemia.

Segundo Boletim atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça, 05 de maio, são 604 notificações em Poços. Destas, 381 se referem a investigações concluídas, sendo 38 descartados por exame laboratorial e 343 com alta por critério clínico. São 198 casos suspeitos em investigação, dos quais: 195 seguem em isolamento domiciliar, casos leves sem indicação de realizar exame, conforme o Ministério da Saúde. Um paciente está em Unidade de Terapia Intensiva e agora, dois óbitos seguem em investigação.

Óbitos no Município

Faleceu no dia 23 de abril, o paciente de 75 anos que estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva da cidade. O paciente que testou positivo para a Covid-19, apresentou os primeiros sintomas após retornar de uma viagem feita ao Chile, em março. Este óbito foi incluído na quarta, 29, nas estatísticas estaduais. Esta pode ser a terceira morte por Covid-19 na cidade, tendo em vista que um óbito já havia sido confirmado e outro segue em investigação.

O segundo óbito foi o de um paciente de 67 anos que apresentou sintomas gripais: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, após chegar de uma viagem ao Caribe, em março e testar positivo para a Covid-19. Este óbito também já figura nas estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde.

O primeiro óbito foi o de um homem de 74 anos, que apresentou sintomas gripais após voltar de um cruzeiro pelo Caribe. O exame analisado pela Funed, a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, testou negativo para Covid-19. No entanto, um teste rápido feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços, teve resultado positivo para Covid – 19. O serviço funerário e a família foram orientados a proceder com o velório e o sepultamento, adotando os cuidados recomendados para a Covid – 19. O caso foi informado à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais que por enquanto o classifica como um óbito em investigação.

Informe Estadual

Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, com última atualização na segunda, 04 e apresentado no site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”, no Estado são 100.038 notificações; 89.602 casos suspeitos; 2.452 confirmados; 7.984 descartados e 94 óbitos por Covid-19 confirmados no Estado.

Covid-19 em Profissionais de Saúde

Em Poços, já são três registros desta natureza. Uma médica de 62 anos, fez o teste em um laboratório particular, mesmo relatando não ter tido sintomas característicos da Covid-19 e recebeu resultado positivo. O segundo caso de profissional de saúde contaminada pela Covid-19 no município é o de uma nutricionista, de 36 anos, que testou positivo para a doença. O terceiro caso é o de uma médica. Assintomática, ela fez o exame em um laboratório particular e testou positivo para a Covid-19. Contatos domiciliares de todos estes profissionais de saúde que testaram positivo, seguem monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica que também já orientou outros profissionais de saúde que trabalham com estas pessoas, a procurarem os serviços de saúde, em caso de aparecimento de sintomas característicos de síndromes gripais.