Nos próximos dias, estudantes de escolas públicas municipais de Poços de Caldas (MG) terão acesso ao projeto “Alimentando Saberes: Conectando Gerações”, realizado pelas atrizes Carine Michelucci e Júlia Montezano, vestidas como as personagens Dona Amélia e Angelina, que abordam a importância de uma alimentação saudável e possível e do impacto positivo das artes no bem-estar, tanto individual quanto coletivo.
A ideia é, a partir do lúdico, fortalecer os vínculos em comunidades escolares. “É um projeto que fortalece o desenvolvimento cognitivo e psicomotor por meio do teatro, explorando de forma interativa o conceito ‘o que nos alimenta?’, seja em termos de nutrição física, como alimentos saudáveis, ou de forma simbólica, com livros, afeto e práticas artísticas”, dizem as atrizes.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Ao todo, seis intervenções serão realizadas em três escolas da cidade, onde as personagens, que são idosas carismáticas, compartilham, de forma leve e divertida, seus conhecimentos sobre saúde e nutrição. Mais do que ensinar, Dona Amélia e Angelina buscam promover trocas afetivas e culturais, criando um espaço onde crianças e idosos se conectam, permitindo a transmissão de saberes entre gerações.
Dando continuidade ao projeto realizado em 2023, conhecido como “Dona Amélia Responde”, “Alimentando Saberes: Conectando Gerações” chega este ano com uma equipe multidisciplinar comprometida com o impacto social da arte. Além das atrizes, integra a equipe a fotógrafa Luciana Bertozzi, contribuindo para uma experiência enriquecedora e completa de interação e aprendizado.
“Ao unir teatro, alimentação consciente e troca de saberes entre gerações, o projeto se torna uma plataforma de reflexão e aprendizado para os jovens, promovendo a valorização da saúde, da cultura e da comunidade”, acrescentam.