ONDA POÇOS

IBGE disponibiliza telefone para quem ainda não recebeu visita sobre o senso

Compartilhe nas redes sociais

Os moradores de Poços de Caldas que ainda não receberam a visita de um recenseador já podem ligar para o número 137 e agendar uma entrevista. A ligação é gratuita e pode ser realizada diariamente, das 8h às 21h30, horário oficial de Brasília. Na reta final, a coleta do Censo Demográfico depende agora do apoio irrestrito da sociedade e do acesso incondicional aos moradores. O serviço é fundamental para concluir a coleta domiciliar e alcançar os moradores de domicílios onde ninguém ainda respondeu ao recenseador.

Em dezembro o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística uma prévia da população dos municípios com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022. O levantamento aponta que Poços de Caldas possuía 172.869 habitantes. A última estimativa do IBGE, de 2021, indicava que o município tinha 169.838 pessoas.

Poços segue como a maior cidade do Sul de Minas. A prévia dos dados do IBGE mostra que Pouso Alegre está em segundo lugar, com 162.028, e Varginha na terceira colocação, com 137.078 habitantes.

A divulgação dos dados cumpre a lei que determina ao instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.

Como funciona o serviço 137

A ligação para o Disque-Censo 137 é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana, das 8h às 21h30. O atendimento telefônico conta com 120 agentes censitários de pesquisa. Para saber se o Disque-Censo 137 está disponível em seu município, clique aqui.

Iniciativa inédita no IBGE, o 137 é um telefone disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e configura um serviço de utilidade pública. As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço.

Ao receber a ligação, o atendente pede que o morador se certifique de que nenhuma outra pessoa que reside no domicílio respondeu ao Censo, pois basta que um morador forneça as informações por todos. Caso o morador confirme que ninguém no domicílio respondeu, a ligação prossegue e o atendente solicita o endereço para verificação.

A partir da conferência no banco de dados, o atendente informa ao morador se o endereço consta como visitado ou não. Se o domicílio tiver sido visitado, a informação é passada ao morador e a ligação é encerrada. Caso o endereço não tenha sido visitado, o atendente informará que um recenseador irá presencialmente ao domicílio.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM