ONDA POÇOS

Ibama realiza visita técnica às barragens da INB Caldas

Compartilhe nas redes sociais

A Unidade em Descomissionamento da Indústrias Nucleares do Brasil – INB em Caldas/MG recebeu nesta segunda-feira, 26 de junho, visita técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama.

Dois analistas ambientais da Coordenação de Prevenção e Gestão de Riscos Ambientais do Ibama e o consultor José Bernardino Botelho, presidente do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), estiveram na Barragem de Rejeitos e na Barragem D4 da unidade. O objetivo foi verificar de perto como estão as estruturas, que foram incluídas neste mês de junho pela INB no Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração – SIGBM, da Agência Nacional de Mineração – ANM, sendo classificadas no nível 1 de emergência, o menor na escala de três níveis.

Durante a reunião de encerramento, o Ibama solicitou documentos e fotos das estruturas, que já foram disponibilizados pela INB. Também foram solicitados dados de monitoramento e informações sobre as ações programadas para as duas barragens.

A INB informou que não houve nenhuma ocorrência e que não há risco iminente de rompimento dessas barragens, que são permanentemente monitoradas. Os critérios para definição dos níveis de emergência são estabelecidos pela Resolução ANM n° 95/2022 e Resolução ANM nº 130/2023. A aplicação desses critérios aos dados das duas barragens da INB em Caldas resultou no enquadramento no nível 1 de emergência.

A empresa disse ainda que vem trabalhando para promover as adequações necessárias para que as barragens saiam da classificação de emergência. Estudos e projetos estão sendo elaborados, via consultoria geotécnica contratada pela empresa.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg