Com a presença de cerca de 100 pessoas, foi lançado, oficialmente, na segunda-feira, 29, o HUAIS – Hub de Aceleração, Tecnologia e Sustentabilidade, durante evento foi realizado na Galeria Ampliart. Foi um momento especial, que consolidou a importância do Hub no desenvolvimento econômico não só de Poços de Caldas como de todo o Sul de Minas. Estiveram presentes fundadores do HUB e representantes de empresas, do poder público, universidades e entidades empresariais, entre eles, Rodrigo Batista, vice-presidente da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), presidente da Regional Sul e vice-presidente da Agência de Desenvolvimento de Poços e Caldas, que reforçou o apoio da entidade ; o secretário Municipal de Governo, Paulo Nei de Castro, representando o prefeito Sergio Azevedo, além de secretários de Desenvolvimento Econômico de Poços de Caldas, Caldas e Andradas. Também participaram Bruno Araújo de Oliveira, subsecretário de Inovação e Tecnologia do Estado de Minas Gerais, que aproveitou a ocasião para lançar a segunda edição do Compete Minas, projeto do governo estadual de fomento projetos, e o deputado Rodrigo Lopes, que falou sobre a Lei Minas Inteligente e a importância do Hub para auxiliar as cidades no processo para cidades mais inteligentes.
Todos foram unânimes em destacar a importância do HUAIS para ajudar a impulsionar o desenvolvimento local e regional. Rodrigo Batista ainda reforçou o apoio da Fiemg e observou a analogia entre a sigla do Hub – HUAIS – e a expressão típica dos mineiros – uai – um dos símbolos da linguagem e da cultura mineira.
“O HUAIS tem a missão de encurtar distâncias entre o dinheiro, editais, bancos de fomentos, patrocínios e as boas ideias, reduzindo as dificuldades que muitas vezes o empreendedor tem de incorporar novas tecnologias, melhorar processo e, consequentemente, o seu produto final”, ressalta Adriano Carvalho, consultor, ex-diretor de Atração de Investimentos na Invest Minas e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico em Extrema(MG), conselheiro do HUAIS. “O nosso hub é um local de pessoas que tem o desejo de prosperar e quem o melhor para a sua cidade e região”.
Só para se ter uma ideia da importância do HUAIS, Tiago Pareto, consultor em Desenvolvimento Econômico, professor universitário e vice-presidente do Hub, destaca que ele é uma ponte, que fomentará o desenvolvimento econômico, oportunizando a alavancagem de novos negócios. “Startups, pequenos, médios e grandes negócios, trabalhos voltados para desenvolvimento e pesquisa para indústria, comércio, serviços, turismo, a nível regional, entre outros, podem se beneficiar da atuação do hub”, explica. “Podemos falar literalmente que um hub, como o nosso HUAIS, tem oportunidade de atuar regionalmente e expandir sua atuação em nível estadual, federal e internacional”.
Conheça mais sobre o HUAIs acessando o Instagram e o Linkedin.
Você conhece o HUAIS?
Criado por um grupo de empresários e executivos de diferentes áreas, tem sede em Poços de Caldas, mas com abrangência em todo Sul de Minas. O objetivo do Hub é impulsionar a inovação sustentável e o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas para os pilares ambiental, social e de governança (ASG), criando conexões entre startups, empresas, órgãos públicos, institutos de pesquisas, universidades e investidores.
O HUAIS nasceu para cocriar um ecossistema de inovação sustentável, facilitando a conexão entre startups orientadas para a agenda ASG e empresas de todos os setores que enfrentam desafios nesses âmbitos.
Integram o Hub representantes da indústria, comércio, serviços e universidades, num total de 20 associados atualmente. São parceiros, além da Subsecretária de Estado de Inovação e Tecnologia de Minas Gerais, a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), SEBRAE, Agência de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços de Caldas e IFSuldeminas.
Entre os serviços que serão oferecidos pelo Hub estão: geração de novos negócios, soluções tecnológicas e inovadoras para desafios de empresas públicas e privadas, conexões com investidores e fundos de investimentos, participação em feiras e eventos de network do setor, capacitação, treinamentos, cursos e mentorias, orientações de registro de marcas e patentes e certificação com selo ASG, entre outros.
Brinde do lançamento do HUAIS foi produzido por projeto apoiado pelo HUB
Para marcar o lançamento do HUAIS, os convidados receberam como brinde uma linda sacola, produzida por um lindo projeto apoiado pelo HUAIS – “Mulheres que Criam”, desenvolvido pela Associação Maria Cinderela, que atende meninas e adolescentes em vulnerabilidade social, e o Instituto A, que atende famílias de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista.
De maneira criativa, as participantes do projeto transformam resíduos têxteis em negócios sustentáveis, contribuindo com o meio ambiente, a autonomia de mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade, movimentando a economia local.
O projeto que atende 7 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável): Erradicação da Pobreza (1), Educação (4), Igualdade de Gênero (5), Emprego Digno e Desenvolvimento Econômico (8), Redução das Desigualdades (10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Consumo e Produção Sustentáveis (12) e Parcerias em Prol das Metas (17).
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb