O descarte dos materiais perfurocortantes e contaminados utilizados no tratamento domiciliar do diabetes, como seringas, agulhas, lancetas, tiras de glicemia, devem ser descartados em coletores ou recipientes específicos.
O descarte inadequado, como no lixo doméstico comum, pode contaminar o meio ambiente e ferir os profissionais responsáveis pela coleta de resíduos. No caso da ausência do coletor, deve-se adotar o uso de um recipiente caseiro com características semelhantes: material rígido e inquebrável, resistente à perfuração, de boca larga e tampa.
Em relação ao descarte destes recipientes, quando estiverem cheios, devem ser entregues no PSF do seu bairro ou na farmácia do município.
Pensando nisso, a administração do Hospital Margarita Moralles disponibilizou um recipiente próprio para os usuários do hospital realizarem o descarte correto desses materiais.
Confira alguns cuidados que devem ser levados em consideração:
- Manter o recipiente de descarte em local seguro, longe do alcance de crianças e animais.
- Nunca descartar seringas, agulhas e lancetas no lixo comum ou em lixo reciclável.
- Nunca jogar o material no vaso sanitário.
A Coordenadora da Divisão Administrativa do Hospital, Maria Mendes falou sobre o objetivo do Hospital. “Nosso objetivo é reforçar os cuidados com o descartes dos materiais perfurocortantes ( seringas, agulhas tiras de aparelhos de glicemia e lancetas) usados no tratamento domiciliar do diabetes. Estes materiais não devem ser descartados no lixo comum porque trazem prejuízos ambientais e também riscos de contaminação aos colaboradores da coleta seletiva.”
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>> https://chat.whatsapp.com/F5U4Ztv41fJCWCHojvmk6x