A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) anunciou que o Hospital Alberto Cavalcanti em Belo Horizonte vai fornecer, a partir de agosto, próteses fonatórias. As próteses são fornecidas aos pacientes com câncer de garganta que foram submetidos a laringectomia total. O procedimento é a retirada completa da laringe e das cordas vocais impossibilitando a fala.
Referência estadual em Oncologia, o Hospital Alberto Cavalcanti passa a ser o primeiro hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado a oferecer as cirurgias para a colocação das próteses fonatórias. Para receber a prótese o paciente de oncologia do Estado de Minas precisa fazer a cirurgia no Hospital Alberto Cavalcanti.
Durante a ação do Julho Verde, mês de conscientização mundial para os cânceres de cabeça e pescoço, também foi anunciada a criação do Ambulatório de Reabilitação Vocal, que irá integrar o Serviço de Fonoaudiologia.
Para a presidente da Fhemig, Renata Dias, proporcionar a reabilitação da fala promove a auto-estima mudando a realidade e a qualidade de vida dos pacientes.