Um homem foi multado em R$ 5,5 mil, nesta quinta-feira (27), após ser flagrado mantendo 10 aves silvestres nativas em cativeiro, em São João da Boa Vista, interior de São Paulo. A ação foi realizada durante uma fiscalização realizada por agentes ambientais e policiais.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Durante a inspeção, as autoridades encontraram as aves, que estavam sendo mantidas sem a devida autorização do órgão ambiental competente. Além disso, os policiais localizaram um alçapão acoplado a uma gaiola, com uma ave servindo como “chama” para atrair outras, configurando a prática ilegal de caça, tipificada como crime ambiental.
Em razão das infrações, dois Autos de Infração Ambiental foram lavrados, com a imposição de multa simples, conforme o artigo 25 da Resolução SIMA 05/21, sem prejuízo de eventual responsabilização penal.
Das 10 aves resgatadas, nove foram imediatamente reintroduzidas no seu habitat natural, uma vez que apresentavam comportamento selvagem. No entanto, uma maritaca, um psitacídeo considerado domesticado e inapto para a soltura, permaneceu sob a guarda do infrator.