O homem de 36 anos, diagnosticado com febre amarela em Poços de Caldas, permanece internado na UTI da Santa Casa da cidade. Este é o primeiro caso da doença em humano registrado na história de Poços. O paciente, que deu entrada no dia 17 de março, encontra-se em estado grave, traqueostomizado, sedado e com ventilação mecânica, mas segue em tratamento sem intercorrências.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O caso confirma a circulação do vírus na região, que está situada em um corredor ecológico. Desde janeiro, um caso em primata não humano já havia sido identificado, o que motivou ações preventivas. Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado campanhas de vacinação, incluindo Dias D, capacitação de profissionais, visitas domiciliares para verificação de cartões vacinais, além de atividades em escolas e empresas.
Com a confirmação do primeiro caso humano, as ações de combate à doença serão reforçadas.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a vacinação continua sendo a principal medida de prevenção contra a febre amarela. O município dispõe de 16 salas de vacina, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. O próximo “Dia D” de vacinação está programado para o dia 12 de abril.
As orientações de vacinação são as seguintes:
- Crianças de 9 meses devem receber uma dose.
- Crianças de 4 anos devem tomar uma dose de reforço.
- Pessoas de 5 a 59 anos que não foram vacinadas ou não têm comprovante de vacinação devem receber uma dose.
- Aqueles que tomaram apenas uma dose antes dos 5 anos devem receber uma dose de reforço.
- Para pessoas com 60 anos ou mais, a necessidade de vacinação será avaliada pelo serviço de saúde.