Nesta segunda-feira, 25 de novembro, hemocentros de todo o Brasil celebram o Dia Nacional do Doador de Sangue, instituído há 60 anos em homenagem à Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. A data, além de reconhecimento, é uma oportunidade para reforçar a importância da doação voluntária, especialmente em um período crítico que antecede as festas de fim de ano e as férias escolares, quando os estoques de sangue frequentemente sofrem quedas significativas.
O mês de novembro é marcado por uma alta na procura de bolsas de sangue devido ao aumento das cirurgias eletivas. Segundo Osnei Okumoto, diretor-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, médicos e pacientes frequentemente escolhem realizar procedimentos de grande porte antes do início das férias.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A situação é ainda mais preocupante para os tipos sanguíneos O positivo e O negativo. Embora o O positivo seja o mais comum, sua alta prevalência na população também reflete na demanda elevada. Já o O negativo, doador universal, é raro e considerado crítico em várias regiões, como no estado de São Paulo, onde está localizada a maior rede de hemocentros do país.
Além disso, o Ministério da Saúde facilita o processo de captação com o aplicativo Hemovida, lançado no ano passado. A plataforma, disponível para smartphones e na interface Meu SUS Digital, oferece funcionalidades como carteira virtual do doador, informações de saúde e registro do histórico de doações.
Uma única doação pode beneficiar até quatro pacientes, por meio da separação de hemocomponentes ou produção de hemoderivados. O sangue é essencial para pacientes com câncer, doenças hematológicas, cirurgias de grande porte e emergências médicas.
Requisitos para Doação
Para doar sangue, é necessário:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização);
- Pesar mais de 51 kg e ter IMC igual ou superior a 18,5;
- Idosos devem ter realizado ao menos uma doação antes dos 61 anos.
O processo de doação é totalmente seguro, sem risco de contaminação, pois todo o material utilizado é descartável.