Nesta Segunda-feira, 30, os Policiais Militares da 6ª BRAvE – Base Regional de Aviação do Estado, sediada em Poços de Caldas, foram acionados para mais um voo pela vida.
A missão é denominada TROV – Transporte de Órgãos Vitais, e consiste no traslado de equipe médica especializada em captação de órgãos e transplantes. Uma parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Polícia Militar de Minas Gerais. A missão teve início às 6h00 da manhã, com a decolagem da Aeronave para Itajubá, onde a Guarnição Aérea embarcou a equipe de médica, deslocando-se até a cidade de Passos para o início da captação dos órgãos. Foram captados pela equipe médica de Itajubá, dois rins e um fígado. Aí começa a corrida contra o tempo, pois cada órgão tem um tempo para ser reimplantado o mais rápido possível, para o sucesso da cirurgia
Em Itajubá havia outra equipe de Belo Horizonte na mesma missão, embarcados no Avião da Polícia Militar, o Pégasus 16. A outra equipe médica foi responsável por captar outro órgão do mesmo doador, que nesse caso era um Policial Militar, o qual manifestou em vida a seus familiares o desejo de ser um doador de órgãos. A equipe de Belo Horizonte ficou responsável pela captação do coração, o órgão este que deve ser reimplantado em até 4h após sua retirada. Por isso, seguiu de avião para a capital mineira.
Em seu último ato, esse doador ajudou quatro pessoas no total, que estavam na fila do transplante, tendo seu coração seguido para Belo Horizonte, um rim ficou em Passos, um rim foi para Pouso Alegre e o fígado seguiu para Itajubá.
“Nós temos orgulho em poder ser um elo dessa corrente pela vida que será continuada em outra pessoa, que por meio das mãos dos médicos e enfermeiros da Secretaria Estadual de Saúde, o MG Transplante mais uma vez é realizado e vidas são salvas”, informou o comando da 6ª BRAvE.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Jtbtc1t8EJ8ELH804xl02Q