HABEMUS PAPAM! Foi escolhido no início da tarde desta quinta-feira (8) o sucessor do Papa Francisco. O nome do novo pontífice ainda não foi divulgado.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A escolha foi feita no segundo dia do Conclave, que contou com a participação de 133 cardeais. Pelo menos 89 deles, o equivalente a dois terços, precisaram chegar em um consenso sobre o nome do novo escolhido.
Próximos passos:
Agora, ainda há uma série de ritos para consagrar o novo pontífice. Confira:
Quando o pontífice for definido, sua primeira decisão será escolher seu novo nome.
O ritual do conclave exige que o ocupante da Cátedra de São Pedro adote um nome imediatamente após ser eleito. “Quo nomine vis vocari?” (“como quer ser chamado?”), pergunta o cardeal decano ao novo papa.
A seleção é feita pelo próprio pontífice. Essa é uma tradição iniciada por Jesus Cristo, que mudou o nome do pescador Simão para Pedro.
Em geral, a escolha do novo nome é uma homenagem ao legado de papas anteriores, a santos da Igreja ou a apóstolos de Jesus.
Após definição do nome, o escolhido entra na Sala das Lágrimas acompanhado do cardeal camerlengo — responsável pela administração do Vaticano durante o período de transição e do mestre de cerimônias litúrgicas. Neste local, o pontífice tem um momento de reflexão, e veste a batina branca pela primeira vez. É onde ele deixa de ser cardeal e vira papa.