A Guarda Civil Municipal de Poços de Caldas (GCM) estará armada nas ruas da cidade dentro de 30 dias. A informação foi confirma pelo secretário de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, ao jornalismo da Onda Poços.
Após participarem de um curso de requalificação e armamento, os agentes que atenderam aos requisitos legais poderão portar armas de fogo. Dos 69 guardas que compõem a corporação, 39 participaram deste processo, que inclui testes psicológicos e treinamento prático.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A autorização para o uso de armas de fogo foi concedida pela Polícia Federal em 19 de setembro e publicada no Diário Oficial da União. Segundo o secretário de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, ainda são necessárias etapas de avaliação e prática para assegurar a aptidão dos guardas. A medida, autorizada pelo Extrato de Acordo de Cooperação Técnica n.º 5/2024, entre a Polícia Federal de Minas Gerais e o município, terá validade de 10 anos.
A decisão de armar a GCM também inclui a criação dos setores de Corregedoria e Ouvidoria, estabelecidos pela Lei Complementar n.º 247. A Corregedoria será liderada por um profissional com pelo menos 10 anos de serviço, responsável por apurar infrações disciplinares. A Ouvidoria, gerida por um membro externo à corporação, atenderá a denúncias envolvendo agentes da Guarda Municipal.
Essas mudanças visam aprimorar a estrutura e a transparência da Guarda Municipal, promovendo um serviço de segurança mais eficaz para os moradores de Poços de Caldas.