A Guarda Municipal comemora 27 anos em Poços de Caldas nesta terça-feira,15. Atualmente a corporação conta com 79 guardas municipais que atuam em quatro grupamentos, sendo o de trânsito, ambiental, patrimonial e operacional.
Para o trabalho a Guarda conta com 18 viaturas, entre elas, dois barcos, duas motos aquáticas, uma camionete e o restante são considerados veículos de passeio.
De acordo com o Inspetor Marcelo Gavião Bastos, a Guarda ainda conta com comunicação via rádio digital, além do sistema de videomonitoramento. Conquistas alcançadas ao longo dos 27 anos.
“ Em 2014 tivemos a mudança na legislação que foi favorável a todas as guardas do Brasil. A lei 13022 colocou a Guarda em um patamar favorável a segurança pública diminuindo algumas dúvidas que existiam sobre as funções dos guardas”, explica.
O inspetor relembra algumas derrotas, como patrimônios depredados, entre eles, o Recanto Japonês que teve a Casa de Chá incendiada de forma criminosa por adolescentes em 2016. “ Para nós que cuidamos do patrimônio é uma situação triste, porém estas pessoas foram localizadas e identificadas” conta.
Sobre as vitórias o inspetor relata que até comemoram, mas deixam passar “ Porque outras virão de acordo com o nosso trabalho”.
Ainda segundo Bastos o perfil do Guarda Municipal atualmente é diferente, não é mais como o de vigilante, pois hoje há um leque muito grande de atuações, como a divisão em grupamentos que podem ajudar em diversas situações. Reforça ainda que todos os guardas que atuam nos grupamentos; trânsito, ambiental, operacional, patrimonial, passaram por cursos e especializações para estarem nestes setores.
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/FVeZdVUZuelI9I8F0qAOkZ