ONDA POÇOS

Greve dos servidores públicos de Poços de Caldas tem adesão de 30 unidades escolares e de saúde nesta quarta-feira (5)

Compartilhe nas redes sociais

A greve dos servidores públicos de Poços de Caldas, marcada para esta quarta-feira, 5 de março, já conta com a adesão parcial de pelo menos 30 unidades escolares e de saúde da cidade. Não sendo todos os profissionais da área pública que aderiram à paralisação. A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada na última quinta-feira, no estacionamento do Centro Administrativo. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv).

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

Motivos da Greve

Os servidores exigem um reajuste salarial de 11,8% e um aumento no vale-alimentação para R$ 1.000. Em contrapartida, a última proposta apresentada pela Prefeitura foi de um reajuste de 5% e o aumento do vale-alimentação para R$ 770, mas com a revogação de algumas cláusulas de acordos coletivos anteriores. A proposta foi rejeitada pelos servidores, o que resultou na decisão de paralisar as atividades.

Unidades de Saúde que Participam da Greve

As unidades de saúde (ESF) que confirmaram adesão à greve incluem:

  1. Hospital Municipal Margarita Moralles (atendimento reduzido para 30%)
  2. Esperança
  3. Esperança 3
  4. São Bento
  5. Vila Menezes
  6. Santa Ângela
  7. Flores
  8. Jardim Kennedy
  9. Cascatinha

Unidades Escolares que Participam da Greve

As escolas e centros de educação infantil (CEI) que participarão da greve são:

  1. Colégio Municipal Dr José Vargas de Souza
  2. E M Pedro Afonso
  3. E M Prof. Julio Bonazzi
  4. E M Lúcia Sacoman Junqueira
  5. E M José Raphael dos Santos Neto
  6. CEI Conceição Aparecida
  7. CEI Acalanto
  8. CEI São André
  9. CEI Padre Daniel
  10. CEI Maria do Rosário Bastos
  11. CEI São Francisco
  12. CEI Brandão Risola
  13. CEI Paulo Rosa
  14. CEI Caic
  15. CEI Sta Rita
  16. CEI Bem Te Vi
  17. CEI Pingo de Gente (anexo)
  18. CEI Aquarela
  19. CEI Beija Flor
  20. CEI São Paulo
  21. CEI do Charque
  22. Espaço Cooperativo de Aprendizagem Horizonte (ECAH)

Esclarecimentos do Sindserv

Em um vídeo divulgado nesta terça-feira (4), a presidente do Sindserv, Greice Keli, esclareceu diversas dúvidas dos servidores sobre a greve. Ela e o assessor jurídico do sindicato, Pedro Lourenço, explicaram as principais questões que estão sendo levantadas pela categoria.

Desconto de Ponto: Pedro Lourenço explicou que o desconto do ponto será provavelmente aplicado, mas que o sindicato buscará, na Justiça, o reembolso para os servidores que aderirem à greve. Além disso, esclareceu que as faltas decorrentes da greve não são consideradas injustificadas, o que também se aplica ao desconto do descanso semanal remunerado e ao vale-alimentação.

Procedimentos para Adesão à Greve: Greice orientou que os servidores que decidirem aderir à greve se comuniquem com suas chefias, preferencialmente por escrito ou via WhatsApp. Para quem registra ponto manualmente, foi recomendado que, ao retornar ao trabalho, o servidor registre no caderno de ponto que as faltas foram decorrentes da greve. Para aqueles que utilizam o ponto eletrônico, a orientação é de que não se faça o registro nos dias de adesão à greve, com a observação de que a falta se refere à paralisação.

Objetivos da Greve

A presidente do Sindserv reforçou a importância de uma adesão maciça à greve, destacando que é com um grande número de servidores paralisados que a categoria conseguirá pressionar a Prefeitura a negociar as reivindicações e conquistar os direitos pleiteados.

A greve, portanto, reflete uma tentativa de garantir melhores condições salariais e benefícios para os servidores públicos municipais de Poços de Caldas, e as negociações com a Prefeitura devem continuar nas próximas semanas.