O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta quinta-feira (3) uma lista com 11 marcas de azeite de oliva consideradas impróprias para o consumo.
Entre as marcas proibidas estão: Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
Duas dessas marcas, Serrano e Cordilheira, já haviam sido interditadas anteriormente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na terça-feira (24). As análises foram realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, e os produtos foram desclassificados por não atenderem às normas vigentes.
O Mapa informou que as empresas responsáveis por essas marcas estão com CNPJ baixado na Receita Federal, o que reforçou a determinação de fraude nos produtos. Novas análises estão em andamento e, assim que concluídas, uma nova lista de marcas será publicada.
Supermercados e atacadistas que comercializarem esses azeites poderão ser responsabilizados. O Ministério alerta que os produtos da lista não devem ser consumidos e orienta que os consumidores solicitem a substituição dos itens adquiridos.