O MG App – Cidadão, aplicativo oficial de serviços do Governo de Minas, disponibilizou um link de direcionamento para os usuários da plataforma acessarem o canal Vacina Minas. A página, com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foi criada com a finalidade de informar os cidadãos sobre a situação da vacinação contra Covid-19 em Minas Gerais.
O canal traz ainda o vacinômetro – monitoramento do número de indivíduos vacinados contra a covid-19 no estado. Até o início da tarde desta sexta-feira (29/1), quase 150 mil pessoas haviam recebido a primeira dose dos imunizantes. Esta é a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.
O MG App, disponível para Android e iOS, conta com mais de 70 serviços públicos disponíveis. O diretor Central de Atendimento Eletrônico da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Damião Rocha, reforça a importância do uso do canal para divulgar as informações oficiais.
“O MG App é um canal de atendimento que já tem sido utilizado pelos mineiros para acessar os serviços públicos. Dessa forma, é importante divulgar o site do Vacina Minas no aplicativo, para que o cidadão possa acompanhar o processo de vacinação em Minas Gerais, assim como saber o que o Governo do Estado fez e continua fazendo para a proteção da população”, destaca.
Para acessar o Vacina Minas pelo MG App, basta entrar no aplicativo, ir na opção “Saúde” e, em seguida, clicar em “Covid-19 – Vacina Minas”. O Portal MG também possui um banner de direcionamento para o canal.
Além do Vacina Minas, também é possível acessar pelo MG App o aplicativo “Saúde Digital”, plataforma baseada na telemedicina que auxilia os cidadãos a realizarem auto avaliação de saúde, com foco no coronavírus, e também para perguntas e respostas frequentes sobre o assunto.
MG App
Com mais de 950 mil usuários e mais de 70 serviços cadastrados, o MG App – Cidadão concentra, na mesma plataforma, facilidades para os cidadãos, como: consultar situação de veículo, agendar emissão de documentos e doação de sangue, solicitar segundas vias de contas de energia e água, e até fazer boletim de ocorrência de furto e acidente de trânsito sem vítimas. Para baixar o aplicativo, basta clicar aqui.
Combate à covid-19
Desde o início da pandemia, o Governo de Minas adotou diversas ações no enfrentamento ao coronavírus. Uma das primeiras ações foi a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu que o Estado dobrasse de cerca de 2 mil para quase 4 mil o número de leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca tinham contado com unidades de terapia intensiva.
De forma antecipada, Minas garantiu a compra de 50 milhões de seringas agulhadas, além de 617 refrigeradores. Mais de 21 milhões de seringas agulhadas já chegaram ao estado.