Search
Search
Home Destaques

Governo de Minas regulamenta transporte de cães e gatos de pequeno porte em ônibus intermunicipais

26/06/2025
em Destaques, Minas Gerais, Notícias
394 4
0
Governo de Minas regulamenta transporte de cães e gatos de pequeno porte em ônibus intermunicipais

Foto: Seinfra / Divulgação

Compartilhe nas redes sociais

Viajar com animais de estimação vai ficar mais fácil em Minas a partir desta sexta-feira (27/6). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), vai publicar, no Diário Oficial de Minas Gerais, o regulamento para transporte de cães e gatos domésticos de pequeno porte nos ônibus do sistema intermunicipal de passageiros.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

A norma, que entra em vigor na mesma data, estabelece diretrizes para garantir a segurança e o conforto de tutores, animais e demais usuários durante as viagens. A regulamentação se aplica a veículos rodoviários nas categorias convencional e executivo.

O documento foi elaborado em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindpas) e o Ministério Público do Estado (MPMG).

De acordo com a publicação, são considerados de pequeno porte os cães e gatos domésticos que possam ser transportados em caixas que o tutor consiga carregar e manusear, e que tenham espaço suficiente para o animal se levantar, virar e se deitar com conforto.

“Esse decreto é fundamental para padronizar o transporte de animais nos ônibus intermunicipais, garantindo mais segurança e tranquilidade para tutores, passageiros e empresas. É uma iniciativa que organiza o serviço e reflete o compromisso do Estado em estabelecer regras que atendam ao interesse coletivo”, afirma o subsecretário de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Aaron Dalla.

Benefícios

Há muitos anos, Joyce da Silva Mendes resgata animais em situação de risco por meio do projeto Amor a Quatro Patas. Ela ressalta que a regulamentação é um passo importante para fortalecer a responsabilidade com os pets.

Em períodos como as férias, quando aumentam os casos de abandono, oferecer condições seguras de viagem pode fazer a diferença na decisão dos tutores.

“Quando o transporte é acessível e regulamentado, ele protege os animais e incentiva as famílias a mantê-los por perto, inclusive nas viagens. Isso ajuda a combater o abandono e reforça a importância da guarda responsável”, destaca Joyce da Silva Mendes.

Regras

Entre as principais exigências para as viagens, estão o uso obrigatório de caixas de transporte resistentes, ventiladas e compatíveis com o tamanho do animal, que impeçam o contato com outros passageiros. Também é necessária a compra de passagem para o pet.

O tutor deverá portar atestado de saúde emitido por médico veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária, com validade de até 30 dias antes da data da viagem, comprovando que o animal está em boas condições de saúde.

O assessor técnico do CRMV-MG, Messias Lobo, ressalta que os tutores devem ficar atentos à vacinação e vermifugação dos animais para agilizar o processo de emissão do atestado pelo médico veterinário.

“A exigência do atestado garante a segurança para os animais e para os passageiros que utilizam o serviço de transporte intermunicipal. É um processo rápido. O médico faz uma consulta, avalia as condições de saúde do animal e já emite o atestado na hora”, explica.

Para embarcar, cães e gatos devem estar limpos e não podem representar riscos à segurança dos demais usuários. É permitido o transporte de até dois animais domésticos de pequeno porte por viagem no sistema intermunicipal, seguindo a ordem de reserva.

Cães-guia e outros animais amparados por legislação específica seguem regras próprias.

Tags: cãesgatosMinas Geraisônibusregrasregulamentaçãotransporte
Notícia Anterior

Homem é preso após ameaçar divulgar fotos íntimas da ex-companheira no Sul de Minas

Confira também

Mulher é esfaqueada em Caconde

Posts Relacionados

Destaques

Cerimônia de lançamento do Parlamento Mulher acontece na segunda-feira em Poços

16/08/2025
2.5k
Zona oeste de Poços tem interdições neste domingo para Corrida Adefip
Destaques

Zona oeste de Poços tem interdições neste domingo para Corrida Adefip

16/08/2025
2.5k
Projeto de Lei prevê instalação de “botão do pânico” nas unidades de saúde de Poços
Destaques

Projeto de Lei prevê instalação de “botão do pânico” nas unidades de saúde de Poços

16/08/2025
2.5k
Campeonato de futebol society em Poços de Caldas tem goleada de 24×0
Destaques

Campeonato de futebol society em Poços de Caldas tem goleada de 24×0

16/08/2025
2.5k
Confira também
Motociclista é encontrado morto em rodovia de Santa Cruz das Palmeiras

Mulher é esfaqueada em Caconde

  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Menu
  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Facebook
Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG – 37701-033

© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

Open chat

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato