ONDA POÇOS

Governo abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos

Compartilhe nas redes sociais

O Ministério da Saúde lançou na última sexta-feira (2) o novo edital do programa Mais Médicos, com a oferta de 3.174 vagas para atuação na atenção primária à saúde. As inscrições estarão abertas de 5 a 8 de maio, por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP).

De acordo com o edital do 41º ciclo do programa, 3.066 vagas serão distribuídas entre 1.620 municípios e outras 108 destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). A maioria das vagas foi alocada em regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%).

O programa tem como objetivo a alocação de profissionais em áreas remotas, de difícil acesso ou com alto índice de vulnerabilidade, onde há escassez ou ausência de médicos. Os profissionais integram as equipes de Saúde da Família. A meta do Ministério da Saúde é alcançar 28 mil médicos atuando pelo programa até o fim de 2025.

As oportunidades estão distribuídas entre três perfis: médicos formados no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no país; médicos brasileiros formados no exterior; e médicos estrangeiros habilitados para atuar fora do Brasil. Para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), treinamento específico para atuação em situações comuns nas regiões atendidas.

No momento da inscrição, todos os candidatos deverão anexar uma declaração de próprio punho confirmando conhecimento da língua portuguesa (no caso de estrangeiros) e ciência das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Também será exigida regularidade perante a Justiça, obrigações militares e eleitorais, conforme o perfil do candidato.

Os médicos aprovados no programa terão direito a benefícios listados no site oficial, como bolsa formação, ajuda de custo e auxílios diversos. A permanência no programa pode ser de até 48 meses, sem vínculo empregatício formal.

Fonte: Agência Brasil