Motoristas de Minas Gerais estão sendo alvo de um novo golpe, alertado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG), que simula a notificação de infrações e processos administrativos de suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os criminosos enviam mensagens falsas informando sobre irregularidades e orientam as vítimas a acessarem um link que imita o sistema oficial GOV.BR.
Ao acessar o link, a vítima é redirecionada para uma página falsa onde deve preencher dados pessoais e informações da infração, que parecem reais. Em seguida, é apresentada a opção de “regularizar” a situação, solicitando um pagamento. No entanto, todo o processo é um golpe, destinado a roubar dados e dinheiro dos motoristas.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), alertou que notificações oficiais sobre infrações ou processos administrativos nunca são enviadas por SMS, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens. Essas notificações devem ser feitas via Correios ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que também oferece a opção de adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).
O Detran-MG reforça que, caso receba mensagens suspeitas, os motoristas devem desconsiderá-las e buscar informações diretamente nos canais oficiais do órgão.