ONDA POÇOS

Geriatra chama atenção para aumento de casos de HIV em idosos

Compartilhe nas redes sociais

Dezembro é o mês dedicado à campanha nacional de conscientização sobre o combate ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Instituído em 2017, o Dezembro Vermelho chama a atenção para a importância da prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas vivendo com HIV.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

Neste contexto, um dado alarmante ganhou destaque: o número de idosos diagnosticados com HIV quadruplicou entre 2011 e 2021, de acordo com o Boletim Epidemiológico sobre HIV/AIDS do Ministério da Saúde. O geriatra Marco Túlio Cintra, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, aponta que a falta de campanhas específicas para esse público e a subnotificação devido à baixa testagem são fatores que explicam essa alta.

“Os profissionais de saúde muitas vezes não consideram o HIV no diagnóstico de idosos. Quando os sintomas aparecem, como emagrecimento acentuado, frequentemente se investiga câncer antes de pensar em HIV”, explicou Cintra em entrevista ao programa Tarde Nacional da Amazônia, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Além disso, o tratamento pode ser mais desafiador em idosos devido à presença de outras condições de saúde e ao uso de múltiplos medicamentos. A fragilidade do sistema imunológico nessa faixa etária agrava os efeitos do HIV, tornando o acompanhamento médico ainda mais crucial.

Fonte: Agência Brasil