Uma ação conjunta entre o Serviço de Abordagem Social e a Guarda Civil Municipal abordou 11 pessoas em situação de rua no início da manhã desta quinta-feira, 28 de janeiro. A operação teve início às 5h30, com apoio de três viaturas da GCM e seis guardas municipais, além da equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social.
A ação foi realizada na Praça dos Macacos, Praça Pedro Sanches, nas imediações do Espaço Cultural da Urca e do Mercado Municipal, na Avenida Remígio Prézia e no Vila Nova.
Na última semana, a Secretaria Municipal de Promoção Social realizou uma reunião com representantes da Guarda Municipal e da Polícia Militar para afinar a estratégia de ação na abordagem de pessoas em situação de rua para o ano de 2021 e, nesta quinta-feira, já foi realizada a primeira grande intervenção conjunta do ano.
Nos trabalhos ostensivos da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, quando as pessoas abordadas são classificadas como pessoas em situação de rua, a Secretaria de Promoção Social é acionada para oferecer os diversos serviços disponíveis no município, entre eles o Centro POP, casas de passagem e abrigos institucionais.
“Nosso objetivo é desenvolver um trabalho permanente e integrado para que as abordagens sejam cada vez mais efetivas para oferecer às pessoas em situação de rua serviços adequados para que possam ressignificar suas trajetórias de vida”, destaca o secretário de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida.
Não dê esmolas
A população pode ajudar não dando esmolas e acionando a equipe de abordagem, 24 horas por dia. Basta ligar 156 ou 3697-2645. Em 2021, a Secretaria Municipal de Promoção Social vai retomar a campanha “Poços não dá esmolas”, que visa conscientizar a comunidade a não dar esmolas, além de uma ação mais efetiva junto ao comércio local.