Trinta e três guardas civis municipais (GCMs) de Poços de Caldas passaram a ser autorizados a trabalhar armados. A entrega das documentações de porte de arma ocorreu em cerimônia realizada na terça-feira (25). A liberação foi concedida após a conclusão de um curso de capacitação, com carga de 280 horas, que incluiu testes práticos, avaliações psicológicas e treinamentos específicos em armamento e tiro.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A formação, que teve duração de três meses, cobriu temas como técnicas operacionais, atendimento pré-hospitalar, direção defensiva e evasiva, controle de distúrbios civis, além do manejo de pistolas, carabinas, espingardas calibre 12 e fuzis táticos. O curso contou com instrutores de GCMs de cidades como Ribeirão Preto, Franco da Rocha, Taboão da Serra e São Carlos, além de profissionais do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto e da Polícia Penal. Também foram realizadas visitas técnicas a GCMs de Sertãozinho, Nova Serrana, Paulínia e Campinas.
A entrega das credenciais foi realizada pelo Prefeito Paulo Ney, o Secretário de Segurança Pública Rafael e o Comandante Bastos. Com isso, os agentes estão oficialmente habilitados para exercerem suas funções com armamento.
A autorização para que a GCM de Poços de Caldas pudesse portar armas de fogo foi formalizada em setembro de 2024, após a aprovação de uma lei municipal em outubro de 2023, que reestruturou a corporação. Nesse período, a GCM também recebeu a autorização da Polícia Federal para o porte de armas. No momento, a prefeitura aguarda a autorização do Exército para a compra das armas necessárias para o trabalho dos agentes.
A previsão é que, ainda em 2025, a GCM de Poços de Caldas inicie suas atividades armada. Atualmente, a corporação conta com 65 profissionais, e, conforme informado pelo Comandante Bastos, os futuros contratados já passarão pela capacitação em armamento e tiro.