Está em cartaz, na Galeria Ampliar, a exposição Caxê – Sementes da Floresta. A mostra apresenta imagens de povos indígenas feitas por Giulianne Martins, fotógrafa poços-caldense, que desde 2021 vem retratando movimentos indígenas no Brasil e conhecendo aldeias e povos de diferentes realidades.
Caxê significa estrela para o povo Krahô, um dos povos retratados, e, em sua narrativa, foi a estrela que desceu do céu e entregou sementes ao povo, ensinando-os a plantar. “Minha intenção com estas fotos é trazer para perto das pessoas a realidade dos povos indígenas, despertando um novo olhar sobre a cultura deles. Espero que essa exposição também seja uma semente para um reflorestar de pensares e corações, valorizando os povos originários”, destaca a fotógrafa.
Todas as 53 fotografias que compõem a exposição estão a venda, já que o objetivo é arrecadar fundos para a participação da fotógrafa no Carrousel du Louvre (Paris), em outubro. “Fiquei muito emocionada ao ser selecionada para participar desta exposição e poder dar visibilidade ao povo indígena brasileiro”, comemora Giulianne. Parte da venda dos quadros também será revertida para os povos indígenas. Quem quiser contribuir com a participação na exposição na França, pode acessar a vaquinha virtual: kickante.com.br/vaquinha-online/exposicao-originarios-no-caroussel-du-louvre.
Durante o período de exposição serão realizadas 3 oficinas de fotografia: Fotografia de Celular (15, 22 e 29 de abril, das 9h30 às 11h); Técnicas Básicas de Câmeras (17, 18 e 19 de abril, das 18h30 às 20h30); e Iluminação e Direção (06 de maio, das 9h às 15h). Os interessados em participar das oficinas podem entrar em contato pelo telefone (35) 99718-2803.
Visitação
A Exposição Caxê – Sementes da Floresta está aberta ao público até o dia 15 de maio. O horário para visitação é de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h, com entrada franca. A Galeria Ampliart está localizada à Rua Paraná, 487, Bairro dos Funcionários. A exposição conta também com a parceria da Center Molduras.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM