ONDA POÇOS

Furtos a residências e comércios registram queda nos primeiros sete meses de 2024 em Poços

Compartilhe nas redes sociais

Os casos de furtos a residência registraram queda de 15,70% nos primeiros sete meses deste ano em Poços de Caldas. É o que apontam os dados abertos disponibilizados pela Secretaria de Estado e Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Segundo a Sejusp, de janeiro a julho deste ano foram registradas 306 ocorrências de furto a residências, no mesmo período do ano passado foram contabilizados 363 casos.

A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do serviço Fique Seguro, traz uma série de orientações à população como; ficar atento a qualquer comportamento suspeito nas proximidades, especialmente ao chegar ou sair de casa. Verificar a identidade de pessoas que prestam serviços em sua residência ou na área. Manter portões fechados e não permitir a entrada de estranhos, mesmo ao atendê-los. Criar uma rede de vigilância com vizinhos para monitorar as casas mutuamente. Além de confirmar credenciais de prestadores de serviços (carteiros, entregadores, etc.) por telefone se houver dúvidas.

Os registros de furtos a comércio tiveram uma queda de 9,54% de janeiro a julho deste ano, quando foram registradas 237 ocorrências na cidade. No mesmo período do ano passado, foram 262 ocorrências. Para que os números não aumentem, a Polícia Militar orienta aos comerciantes para formarem uma rede de segurança com outros comerciantes para vigilância mútua. Recomenda a instalação de fechaduras e travas de qualidade. Orienta que as mercadorias sejam guardadas em locais seguros, além de limitar a quantia de dinheiro no caixa e evitar instalá-lo perto da entrada do estabelecimento. Evitar deixar apenas um funcionário no local; pois enquanto um infrator desvia sua atenção, o outro comete o furto. Além disso, recomenda-se que os funcionários e clientes sejam orientados sobre segurança e cuidados com bolsas e sacolas.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

O jornalismo da Onda Poços também apurou as ocorrências de furtos a transeuntes, e os dados mostram um cenário diferente, um aumento de 54,92% nos registros.  De janeiro a julho do ano passado, foram registradas 71 ocorrências de furtos contra pessoas. Nos primeiros sete meses de ano, foram 110 ocorrências.

As orientações da Polícia Militar aos transeuntes são; manter as mãos livres evitando carregar muitos pacotes. Se sentir que está sendo seguido, mude de rua ou vá a um local movimentado e chame a PM pelo 190. Em um assalto, não reaja; observe os traços físicos e vestes do assaltante e avise a PM imediatamente. Caminhe pelo centro da calçada e contra o sentido do trânsito para identificar veículos suspeitos. Use cartão para pagamentos e mantenha sua bolsa à frente para vê-la sempre. Evite locais mal iluminados e desertos; prefira áreas iluminadas e movimentadas. Transporte itens valiosos à frente do corpo para maior segurança.