A situação enfrentada em todo o estado de Minas Gerais de estoque baixo para os tipos sanguíneos O positivo e O negativo, também se reflete em Poços de Caldas.
Segundo a captadora Maria Lauricéia Cardoso, com a volta das agendas de cirurgias eletivas, a demanda de sangue pelos hospitais aumentou. “Quase 50% da população é O positivo, mesmo a gente tendo um número maior de doadores O positivo, ainda sim o estoque deste tipo sanguíneo está muito baixo. Precisamos muito nesse momento dos doadores”, reforça.
A Fundação Hemominas em Poços de Caldas atende de segunda a sexta das 07h às 11h30 da manhã e às quartas das 16h às 20h.
O agendamento da doação pode ser pelo aplicativo MGapp – Cidadão (baixe e agende) ou site mg.gov.br.
Informações
Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar um documento de identidade e assinar a autorização no local de doação. Se desacompanhado, o jovem deverá apresentar os seguintes documentos do responsável legal: autorização preenchida e assinada (modelo disponível no site www.hemominas.mg.gov.br ) e a fotocópia do mesmo documento de identidade constante na autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior.
Quem já doou, deve observar o prazo entre doações de sangue. Homens: 60 dias e até 4 vezes por ano; Mulheres: 90 dias e até 3 vezes por ano.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/KPqwSpytjw1KlSvuCDwuws