ONDA POÇOS

FRIO INTENSO | Prefeituras organizam abrigos para moradores de rua

Em Casa Branca (SP), prefeitura disponibiliza abrigo aos moradores de rua (Foto: Prefeitura Casa Branca)

Compartilhe nas redes sociais

O alerta para temperaturas mínimas com geada e frio intenso nessa semana, gerou preocupação com as pessoas em situação de rua e prefeituras da região iniciaram organização de acomodações provisórias para proteger esses moradores. Na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, os termômetros podem marcar até -5°C.

Em Poços de Caldas (MG) – equipes de Abordagem Social tem intensificado o serviço no período da madrugada e o contato com outros serviços que trabalham em ronda, como Guarda Municipal e PM, para que as pessoas identificadas sejam abordadas e acolhidas com a máxima agilidade.

“A operação de inverno foi iniciada em junho, com a chegada do frio na cidade. A partir daí, a Secretaria Municipal de Promoção Social intensificou o trabalho de abordagem e busca ativa da população em situação de rua. A meta é que todas as pessoas sejam encaminhadas aos abrigos institucionais, pelo menos durante a noite, período em que o frio é mais intenso”, disse em nota.

Os contatos do serviço de Abordagem Social são pelos telefones 156 e 3697-2645.

Em São João da Boa Vista (SP) – administração municipal informou nas redes sociais que “atualmente tem apenas três moradores de rua que não aceitam a ajuda da Prefeitura. Eles ganharam sacos de dormir daqueles mais quentes. Os demais vão para o albergue. Mesmo assim, nos dias de maior frio haverá uma ronda do Departamento de Assistência Social para recolher pessoas que estiverem nas ruas”, disse.

A prefeitura segue pedindo roupas e cobertores para serem doados. As doações podem ser entregues no departamento social, na Rua Gal. Carneiro, 344 e 366, Centro.

Em Casa Branca (SP) – previsão é de atendimento de pelo menos seis pessoas. Segundo a prefeitura, devido ao fato de algumas pessoas escolherem viver em situação de rua, o principal ponto da ação é a conscientização delas que, na maioria das vezes, se negam a ir para qualquer tipo de abrigo.

Os abrigados terão aferição de temperatura, vão receber vestuário, roupas de cama e banho, higiene pessoal e alimentação, além de dormir respeitando o distanciamento social. O objetivo é que eles fiquem estes dias no local, até que a frente fria acabe.

Em Santa Rita de Caldas (MG) – prefeitura realiza a Campanha Emergencial do Cobertor, onda a população pode deixar doações no CRAS.

É importante que pessoas em vulnerabilidade social procurem a promoção social da cidade para receber o acolhimento. Se você conhece alguém em situação de rua, acione o departamento social da sua cidade.

Previsão

De acordo com as mais recentes atualizações, o Inmet confirma que a frente fria avançará mais rapidamente ao longo desta quarta-feira (28) pelo Sudeste (leste de São Paulo com maiores volumes), sul de Minas Gerais e, na sequência, no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Na região da Serra da Mantiqueira, a temperatura pode ficar em -2°C e -5°C na divisa entre SP e MG.

As temperaturas mais baixas atingem a região sul do país com até -10ºC., principalmente nas serras gaúchas. A sensação térmica poderá chegar a -25°C.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/LLqWkTs6n57EHRcwo3CL8m