Na tarde desta terça-feira (04), durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, as forças de segurança se uniram em uma blitz para combater e inibir crimes ambientais na região. A ação, foi realizada pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Ambiental.
Veículos e condutores foram abordados e vistoriados, com foco nos compartimentos de carga e na documentação obrigatória. A operação teve como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e coibir práticas ilegais que impactam negativamente o meio ambiente.
A ação faz parte da Semana Nacional do Meio Ambiente, instituída em 1984 para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Este ano, a campanha tem como foco principal a temática do plástico e seus impactos negativos parao planeta.
A GCM, como parte das forças de segurança, tem um papel fundamental na proteção ambiental. A instituição atua de forma preventiva, por meio de ações de conscientização e educação ambiental, e também de forma repressiva, com a realização de fiscalizações, prisões e apreensões de materiais ilegais.
Para o secretário de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, ações como essa são essenciais para coibir crimes ambientais e conscientizar a população. “É importante que todos os cidadãos estejam conscientes da importância de proteger o meio ambiente, pois isso garante a qualidade de vida das presentes e futuras gerações”, ressalta o secretário.
A operação conjunta entre GCM, PRF e Polícia Ambiental demonstra o compromisso das forças de segurança com a preservação ambiental. Ações como essa contribuem para um futuro mais sustentável para o nosso planeta.
Ações de combate aos crimes ambientais:
Extração ilegal de madeira e minérios: A exploração ilegal desses recursos naturais causa danos irreversíveis ao meio ambiente, como desmatamento, erosão do solo e poluição das águas.
Fiscalização da emissão de poluentes por veículos: A emissão excessiva de poluentes por veículos automotores é um dos principais fatores que contribuem para a qualidade do ar.
Tráfico de animais silvestres e exóticos: O tráfico ilegal de animais silvestres põe em risco a fauna e a flora brasileira, além de ser um crime punido por lei.
Transporte irregular de produtos perigosos: O transporte inadequado de produtos perigosos pode causar graves acidentes e danos ao meio ambiente.
A população pode contribuir para o combate aos crimes ambientais denunciando atividades ilegais às autoridades competentes.
Contato:
Grupamento Ambiental da GCM: 153
Polícia Rodoviária Federal: 191
Polícia Ambiental: 190