ONDA POÇOS

Fontanários terão códigos informando a qualidade da água aos turistas e moradores em Poços de Caldas

Foto: Dmae

Compartilhe nas redes sociais

Muitas pessoas tomam a água dos fontanários de Poços de Caldas, entre elas, turistas e moradores. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) anunciou nesta quarta-feira,1º, a implantação de placa com código QR ou QR code, com informações sobre a qualidade da água dos fontanários monitorados.

Segundo a autarquia, a implantação ocorre em razão dos atos de vandalismo que vêm danificando os quadros que contêm os resultados das análises colocados periodicamente nos fontanários.

Para acessar os dados, basta o usuário posicionar a câmera do celular sobre o código, instalado numa placa de metal.

Fontanários
Poços de Caldas conta hoje com 21 fontes de água natural, monitoradas e cloradas pelo DMAE. Algumas delas têm mais de meio século de existência, como a Fonte Monjolinho e a Fonte dos Amores.

Em todas essas fontes, onde boa parte da população capta água para consumo domiciliar, é feita a limpeza, higienização e, na maioria dos casos, a cloração. Um servidor do DMAE  faz a limpeza dos fontanários e as análises da água são feitas no laboratório da própria autarquia. Semanalmente, é feita uma análise bacteriológica e, a cada três meses, uma análise físico-química.

A cloração é necessária para evitar a contaminação por coliformes. Com exceção da Fonte do Monjolinho, os demais fontanários passam por esse processo.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/JArZuxiWDh58ktKeIoQVah