ONDA POÇOS

Folia de Reis vira Patrimônio Cultural Imaterial em Minas Gerais

Foto: Flávio Danza

Compartilhe nas redes sociais

Foi aprovado nesta segunda-feira,06, o reconhecimento da Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. A aprovação foi feita pelo Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais. Durante o mês de dezembro até início de janeiro, foliões percorrem de casa em casa, com cânticos e contendo entre os integrantes os três Reis Belchior, Gaspar e Baltazar. Na ocasião os integrantes relembram a viagem dos três reis magos a Belém para encontrar Jesus recém-nascido.

O reconhecimento acontece na data em que se comemora o Dia de Santos Reis, dia em que se comemora o aniversário da visita dos três reis a Jesus Cristo. Nesta data também são desfeitos os presépios, árvores natalinas entre outros enfeites.

Em Poços de Caldas no último sábado, 04, foi realizado o Encontro de Companhia de Reis em comemoração a data. Desta vez, 08 grupos participaram do evento que anualmente ocorre na Basílica de Nossa Senhora da Saúde, a Igreja Matriz. No estado, a tradição é mantida há cerca de 300 anos.

Foto: Flávio Danza