Em reunião na tarde desta quarta-feira envolvendo a Federação Mineira de Futebol, representantes do Cruzeiro e do Uberlândia, foi decidido que a final do Troféu Inconfidência foi cancelada de forma definitiva e o Uberlândia declarado campeão da competição.
A partida estava marcada para esta quarta-feira, às 19h, no Mineirão, mas o jogo foi inicialmente adiado devido aos 13 casos de coronavírus detectados entre atletas e funcionários do Uberlândia. O clube do Triângulo chegou até a se prontificar para a partida, buscando a utilização de jogadores da base. Mas seguindo os protocolos estabelecidos, o jogo foi adiado e um encontro decidiria o futuro do torneio, algo que aconteceu já na tarde desta quarta-feira.
Em ofício, a FMF destaca que o Cruzeiro se prontificou a optar pelo repasse do título ao time do Triângulo sem que ocorra qualquer tipo de punição desportiva, como as previstas quando da divulgação do regulamento do Estadual, que previa rebaixamento, além de uma multa de R$ 200 mil em caso de não participação.
“Considerando que, no referido ofício, a equipe do Cruzeiro, em atitude de louvável solidariedade, se dispõe a abrir mão da disputa da partida final válida pelo Troféu Inconfidência, concedendo à equipe do Uberlândia Esporte Clube o título de Campeã do Troféu Inconfidência, desde que não haja nenhuma sanção regulamentar e/ou disciplinar em virtude desta não realização;
Considerando que a não realização da referida partida não trará qualquer prejuízo à Competição; Considerando a obrigação assumida pela FMF de cumprir procedimentos rigorosos com o intuito de obter um maior controle no combate à contaminação causada pelo vírus;
Considerando o compromisso da FMF com a prevenção diante do alto risco de propagação e contaminação em massa, dando prioridade absoluta à integridade física dos jogadores, membros de comissões técnicas, árbitros e demais profissionais envolvidos;
Considerando a excepcionalidade do momento atual que exige a adoção de medidas inéditas e não previstas nos Regulamentos da Competição; Considerando que o Egrégio Tribunal de Justiça Desportiva, bem como sua Procuradoria Geral, cientes da singularidade da situação e a justa causa do pedido, ao serem consultados, concordaram com a solicitação do Cruzeiro Esporte Clube”, afirma o documento.
Além do Troféu Inconfidência, o Uberlândia já possui presença garantida na Recopa do Interior, contra Caldense ou Tombense, que disputam o título do Mineiro do Interior. O Verdão ainda aguarda a CBF para saber se a entidade destinará uma quinta vaga ao futebol mineiro na Copa do Brasil 2021. Pela classificação do Mineiro, o Uberlândia também assegurou presença na disputa da Série D do ano que vem.
Fonte: O Tempo