Pesquisar
Pesquisar
Home Notícias

Flipoços Clássicos traz Pilar Del Rio e Nélida Piñon

15/03/2021
in Notícias
378 20
0
Flipoços Clássicos traz Pilar Del Rio e Nélida Piñon
Compartilhe nas redes sociais

O novo projeto que contará com quatro programas temáticos virtuais do Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas ao longo do ano, terá início em abril, dias 28 e 29 com uma programação que vai desde a homenagem aos noventa anos de Augusto de Campos até Platão, e passando por Camões e Saramago. Nesse ponto o Flipoços Clássicos terá a alegria de receber a jornalista Pilar del Rio pela primeira vez no Festival juntamente com a também ilustre participação e habitué do Festival, escritora Nélida Piñon.

O encontro entre as amigas acontecerá dia 29 de abril às 15h na Mesa “De Camões a Saramago, uma viagem entre dois tempos” com mediação de Gisele Ferreira. A transmissão gratuita vai acontecer na redes sociais do Flipoços (Youtube e Facebook) e com retransmissão nos parceiros: Nós Educação; Município de Óbidos (Portugal); Publishnews; The Book Company (Portugal); Elicer (Festival do Cerrado); Museu da língua Portuguesa (SP); Podcast Rabiscos; Resenhando e Secult Poços. Patrocínio Cultural do Clube de Literatura Clássica.

Para quem não sabe, Pilar del Rio foi a companheira por 24 anos de José Saramago, o grande escritor português, único Nobel de Literatura de língua portuguesa. Eles se conheceram quando ele tinha 64 anos e ela 36. Fascinada pelas obras do autor português, em especial, pelo livro O Ano da Morte de Ricardo Reis, de 1984, Pilar foi para Lisboa saber quem era aquele escritor de escrita fina e encantadora. Se conheceram em 1986 e foram viver juntos em 1990. De lá para cá, o amor explícito entre o casal foi a essência da vida dos dois que viveram um relacionamento típico dos «contos de fadas», até sua morte em 2010. Em seus últimos dias, o escritor pediu a esposa, «continua-me».

A partir de então Pilar leva como missão difundir e perpetuar a memória e as obras do marido mundo afora. Pilar del Río nasceu em Sevilha, Espanha, tem nacionalidade portuguesa e sente-se latino-americana. Atualmente é presidente da Fundação José Saramago, com sede em Lisboa.

Junto com Pilar, Nélida Piñon amiga de longas datas traçará um paralelo sobre a vida e obra de Luís de Camões (1524-1580), cujo personagem a escritora brasileira é apaixonada, ao ponto de ter em se escritório uma estátua do autor português.

O amor de Nélida Pinõn por Luís de Camões, Portugal, pela Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e suas Histórias, resultou ano passado no lançamento do festejado romance épico “Um dia chegarei a Sagres”. Nélida escritora premiada nacional e internacionalmente e imortal da Academia Brasileira de Letras,  nos lega uma vastíssima obra com mais de 40 livros publicados dentre eles a República dos Sonhos, O livro das horas, Uma furtiva lágrima, alguns dos mais destacados.

O encontro inédito entre as amigas e autoras será um momento especial do Flipoços Clássicos onde juntas vão transportar os ouvintes a uma viagem entre os mundos de dois dos mais importantes escritores portugueses de todos os tempos. Fica o convite.

Acompanhe também os outros ciclos temáticos: Flipoços Verde, Flipocinhos Educação e Flpoços Noir e ainda fique ligado no Flipoços Virtual 2021, com a temática «Literatura, Design e Tecnologia, a nova década em suas mãos» que vai acontecer em julho. Acesse o site www.flipocos.com Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo (35) 3697 1551 na GSC Eventos Especiais, Poços de Caldas.

? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I6CrfUAMzSyFuP3fopAQlm

Previous Post

Giro da Onda recebe empresária para falar sobre o Plano de Assistência Funeral São Luís

Next Post

Zema decide colocar todas as cidades de Minas na onda roxa a partir do dia 17

Related Posts

Obra da quadra poliesportiva do Jardim Itamaraty avança com 65% concluída em Poços
Destaques

Obra da quadra poliesportiva do Jardim Itamaraty avança com 65% concluída em Poços

06/09/2025
2.6k
Oficina gratuita de xadrez será realizada no IFSULDEMINAS em Poços de Caldas
Destaques

Oficina gratuita de xadrez será realizada no IFSULDEMINAS em Poços de Caldas

06/09/2025
2.6k
Anvisa manda apreender lotes falsos de Mounjaro e remédio para câncer
Brasil

Anvisa manda apreender lotes falsos de Mounjaro e remédio para câncer

06/09/2025
2.9k
Estudante fica ferido ao tentar sair escondido de escola e muro desabar
Destaques

Estudante fica ferido ao tentar sair escondido de escola e muro desabar

06/09/2025
3.7k
Next Post
Zema sanciona maiores gratificações para o Judiciário, apesar de defender fim de privilégios

Zema decide colocar todas as cidades de Minas na onda roxa a partir do dia 17

  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG – 37701-033

© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Coluna MG
  • Promoções
  • Contato

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Coluna MG
  • Promoções
  • Contato