O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas — Flipoços 2026 — anuncia suas grandes homenageadas da 21ª. edição, marcada para acontecer entre os dias 25 de abril e 3 de maio de 2026.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A escritora Carla Madeira será a Patronesse do Festival, enquanto a Personalidade Literária será a editora, produtora e escritora Paloma Amado.
Com o tema “Cartas e Diários na Literatura – o intimismo das palavras”, o Flipoços reforça sua vocação em valorizar a literatura de profundidade emocional, introspectiva e poética, encontrando em suas homenageadas a perfeita tradução desse espírito.
Autora de sucessos como Tudo é Rio, Véspera e A Natureza da Mordida, Carla Madeira é uma das vozes mais potentes e sensíveis da literatura contemporânea brasileira. Sua escrita, marcada pela delicadeza e pela força, tem conquistado leitores e crítica, alcançando recordes de vendas e reconhecimento internacional.
Já Paloma Amado, filha do imortal Jorge Amado e da fotógrafa Zélia Gattai, é uma das grandes guardiãs da memória literária brasileira. Editora e curadora da obra dos pais, Paloma tem dedicado sua vida à preservação e difusão desse patrimônio cultural, além de promover importantes projetos editoriais e artísticos. Sua presença no Flipoços 2026 simboliza a ponte entre gerações e a continuidade da literatura como legado afetivo e identitário.
Além disso, Paloma vai apresentar a coleção de livros “Um Gesto de Amizade” organização entre ela e Bete Capinam e publicada pela Fundação Casa de Jorge Amado. O primeiro livro, “Cartas: Dias
Gomes – Jorge Amado”, será apresentado no Flipoços. Outros títulos com correspondências entre Jorge Amado e escritores como Érico Veríssimo, Carlos Drummond de Andrade e João Ubaldo Ribeiro estão planejados para a coleção.
Carla Madeira participa do Flipoços no dia 25 de abril, sábado, quando receberá a homenagem como Patronesse do Festival e após se encontra com o público para um bate-papo e autógrafos. Já Paloma Amado, vai aproveitar para apresentar no dia 01 de maio, sexta, o livro “Pituco” obra que foi lançada em pequena tiragem há 10 anos pela Fundação Casa de Jorge Amado quando celebrou o centenário de Zélia Gattai. A obra será reeditada para novo lançamento no Flipoços 2026.
Para Gisele Ferreira, curadora do festival será mágico contar com duas mulheres tão potentes no Flipoços 2026: “reunir Carla Madeira e Paloma Amado em uma mesma edição é um presente para a literatura brasileira, para nós poços caldenses e para todos os visitantes do Festival. Elas representam duas dimensões fundamentais: a força criativa contemporânea e o compromisso com a memória e a tradição”.
A Vila Literária de Minas Gerais do Flipoços 2026 – 21 anos, vai acontecer de 25 de abril a 03 de maio de 2026, no Parque José Affonso Junqueira, no centro histórico de Poços de Caldas. Para mais informações curta e siga as redes sociais do Flipoços pelo Instagram e Facebook @flipocos e o canal do youtube https://www.youtube.com/@flipocos-pc ou ligue para + 55 35 3697 1550 ou + 55 35 99132 9901 pelo e-mail [email protected]






