ONDA POÇOS

Fiocruz recebe em outubro IFA suficiente para produzir 48 milhões de vacinas Covid-19

Foto: Dado Ruvic / Reuters

Compartilhe nas redes sociais

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) encerra o mês de outubro tendo recebido quantitativo recorde de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). De acordo com a instituição, com os três lotes que chegaram neste domingo (31), a farmacêutica terá recebido nove lotes de insumo em um único mês, o suficiente para produzir 48 milhões de doses da vacina Covid-19 Astrazeneca.

As últimas entregas de IFA, que chegam na madrugada de domingo, desembarcam pelo aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro. O quantitativo possibilita a produção de cerca de 17,4 milhões de doses de vacinas.

De acordo com a instituição, a Fiocruz dispõe de mais 15,3 milhões de doses que estão em produção e controle de qualidade e em breve serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, para imunizar os brasileiros. As entregas semanais ininterruptas até 20 de dezembro estão garantidas.

A Fiocruz informou que as remessas são resultado de um processo de negociações com a Astrazeneca para acelerar o recebimento de IFA e garantir a continuidade da produção de vacinas. As tratativas também visaram possibilitar que a unidade produtora de imunobiológicos da Fiocruz em Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, possa atuar em sua capacidade plena de produção.

Vacinação

Até o momento, mais de 274,8 milhões de doses da vacina já foram aplicadas em todo o país. Além disso, mais de 334,9 milhões de unidades foram distribuídas para estados e Distrito Federal desde o início da campanha de vacinação, lançada em janeiro deste ano.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

 

https://chat.whatsapp.com/KPqwSpytjw1KlSvuCDwuws