A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou ao Ministério da Saúde nesta quinta-feira,30, uma nova remessa de vacinas Astrazeneca. São mais 3,8 milhões de doses que chegam para fortalecer o Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Dessa remessa entregue nesta quinta, 50 mil foram destinadas diretamente ao Rio de Janeiro. O restante será distribuído para outros estados e o Distrito Federal nos próximos dias. É a segunda entrega realizada pela Fiocruz nesta semana, totalizando 6,3 milhões de doses da fabricante nos últimos dias recebidas pelo Ministério da Saúde.
Das mais de 294 milhões de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados e Distrito Federal, 105,8 milhões são da Astrazeneca.
A tecnologia de fabricação do imunizante consiste numa versão enfraquecida de adenovírus causador de resfriado. O vetor é modificado para não ser capaz de se replicar, e contém material genético que ajuda o organismo a identificar o coronavírus em caso de contaminação.
Desde o começo da campanha, em janeiro de 2021, o Brasil aplicou mais de 236 milhões de doses de vacinas Covid-19. Mais de 146 milhões de pessoas tomaram a primeira dose – o que representa 92,6% da parcela da população vacinável (158 milhões) maior de 18 anos. Mais de 90 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: