ONDA POÇOS

Fim da Gardênia: cinco novas empresas assumem linhas no Sul de Minas

Foto: Agência Minas/ Seinfra - Divulgação

Compartilhe nas redes sociais

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra) anunciou, nesta quinta-feira (23), a transferência permanente da operação das linhas intermunicipais do Sul do estado. Agora, as linhas que eram geridas pela Expresso Gardênia passarão a ser operadas por cinco novas empresas: Viação Serro, Santa Rita, Santa Cruz, Bonanza e Viasul. As informações foram divulgadas em uma coletiva de imprensa, que foi realizada na Rodoviária de Belo Horizonte. Para garantir uma transição sem complicações, as empresas que estavam operando temporariamente durante a suspensão dos serviços da Gardênia, foram instruídas a não vender passagens para datas posteriores à mudança, evitando reembolsos e proporcionando uma transição tranquila para os usuários.

A decisão de encerrar os contratos com a Expresso Gardênia é fruto de um processo iniciado com a Operação Ponto Final, realizada em abril e maio de 2024 pela Seinfra e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Foi constatado durante a fiscalização irregularidades na prestação de serviços, com base em denúncias sobre atrasos, má conservação da frota e falhas operacionais. Em junho de 2024, os contratos com a Gardênia foram suspensos, e outras empresas começaram a operar provisoriamente as linhas. Sem resolver os problemas, a Gardênia pediu formalmente a transferência das linhas para outros operadores, reconhecendo sua incapacidade de atender às exigências necessárias.

As novas concessionárias começarão a operar oficialmente a partir de sábado (25), assegurando a continuidade do serviço para 97 municípios da região. Para acessar a lista completa das linhas e as respectivas empresas responsáveis, clique aqui.

Os preços das passagens permanecerão os mesmos, conforme a regulamentação estadual, e os itinerários e horários das linhas serão mantidos integralmente, garantindo a continuidade do serviço.

 

Fonte: Agência Minas