O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga anunciou na noite deste domingo,17, o fim da emergência sanitária em decorrência da pandemia da covid-19 no Brasil. O anúncio foi feito em pronunciamento nos meios de comunicação e nas redes sociais.
O anúncio do fim da emergência sanitária ocorreu devido a melhora nos índices epidemiológicos. Outros fatores que contribuíram para o novo cenário, foram; a ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda segundo o ministro, nos próximos dias será editado um ato normativo sobre a decisão. Queiroga afirmou que a medida não significa o fim da covid-19. “Continuaremos convivendo com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal.”
No pronunciamento, Queiroga ainda relembrou que a situação era vivida no país desde 2020 e que a doença vitimou mais de seis milhões de brasileiros, momento em que expressou solidariedade aos familiares e também lembrou daquelas pessoas que ainda sofrem com as sequelas deixadas pela covid.
Vacinação
Ainda conforme o ministro, o país realizou a maior campanha de vacinação com a distribuição de mais de 476 milhões de doses de vacina. Foi ressaltado que mais de 73% dos brasileiros já completaram o esquema vacinal contra a covid-19 e 71 milhões receberam a dose de reforço.
Os investimentos na área da saúde também foram destacados por Queiroga. “O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, fortaleceu o SUS, com a expansão da capacidade de vigilância, ampliação na atenção primária e especializada à saúde. Foram mais de R$ 100 bilhões destinados exclusivamente para o combate à pandemia, além dos mais de R$ 492 bilhões para o financiamento regular da saúde desde 2020”, disse.
Emergência sanitária
O Brasil identificou a primeira contaminação pelo novo coronavírus no final de fevereiro de 2020, enquanto a Europa já registrava centenas de casos de covid-19. No dia 3 de fevereiro de 2020 o ministério declarou a covid-19 como uma emergência de saúde pública de importância nacional.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link -> https://chat.whatsapp.com/LWKSu5IWTOs2pMdBVRq4Ah