ONDA POÇOS

Fevereiro Laranja: campanha alerta sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea

Compartilhe nas redes sociais

A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas chama a atenção para o Fevereiro Laranja, campanha para alertar sobre a leucemia, um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

A campanha busca informar sobre os sintomas, como fadiga excessiva, sangramentos e infecções frequentes, e reforçar a importância da doação de medula óssea, um dos tratamentos mais eficazes para muitos casos de leucemia.

Leucemia

A leucemia é um tipo de câncer que afeta as células sanguíneas, principalmente os glóbulos brancos (leucócitos), que são responsáveis pela defesa do organismo. Na leucemia, ocorre uma produção descontrolada de células anormais na medula óssea (local onde as células do sangue são produzidas), comprometendo a função normal do sangue.

A importância da doação de medula óssea

A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas. A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso encontrado no interior dos ossos, responsável pela produção das células sanguíneas, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Para pacientes com doenças como leucemia, linfoma, anemia aplástica e outras condições que afetam a produção de células sanguíneas, o transplante de medula óssea pode ser a única chance de cura.

Sobre a Doação de Medula Óssea em Poços de Caldas :

Assim como todos os hemocentros públicos brasileiros, a Fundação Hemominas atua na orientação junto aos candidatos sobre os procedimentos para a doação de medula e na coleta das amostras, encaminhando-as aos laboratórios aptos a realizarem esses exames de alta especificidade técnica, cadastrados no Ministério da Saúde. A partir desse momento, os hemocentros não têm mais participação ativa, não recebem os resultados dos exames de Histocompatibilidade (HLA) para determinação do “perfil genético” e não têm acesso ao Cadastro Nacional de Doadores de Medula (Redome).

Constantemente, há um cruzamento de dados entre o resultado de HLA do doador cadastrado no Redome e o do paciente, informação que fica armazenada no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme).

Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é convocado para exames complementares e para realizar a doação propriamente dita. O candidato não receberá o resultado do HLA, pois este tipo de teste somente é importante para verificar a compatibilidade do transplante.

Em Poços de Caldas, a Unidade da Fundação Hemominas está localizada na Av. José Remígio Prezia 303, Jardim dos Estados.

Horários de atendimento ao candidato à doação:
– 2º, 3º, 5° e 6° feira: das 7 às 11:30
– 4º feira: das 7 às 11:30 e das 16 às 20

Telefone: 2101-9300

Cada doação, cada apoio, cada sorriso pode ser a chave para abrir a porta da cura para aqueles que lutam contra a leucemia.