ONDA POÇOS

Festas juninas se tornam manifestação da cultura nacional

Compartilhe nas redes sociais

As festas juninas foram reconhecidas como manifestação da cultura nacional. O vice-presidente da República Geraldo Alckmin, no exercício do cargo de presidente da República, sancionou a lei nº 14.555.

A aprovação da lei foi divulgada no Diário Oficial da União desta quarta-feira,26.

Em março deste ano, o Senado aprovou o projeto de lei que reconhece as festas juninas como manifestação da cultura nacional (PL 943/2019). O texto já havia recebido parecer favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE), em 2020, quando o relator foi o então senador Prisco Bezerra.

O projeto foi apresentado em 2019 pelo autor ex-deputado federal Fábio Mitidieri, que atualmente é governador de Sergipe.

Origens

O início das festas juninas ocorreu na Europa e eram vinculadas a celebrações pagãs, que marcavam o solstício de verão — dia mais longo do ano, no mês de junho —, que indicava o início das colheitas. Ao longo do tempo, elas foram cristianizadas e passaram a ser dedicadas à comemoração de três santos católicos populares: Santo Antônio (13 de junho), São João Batista (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM