ONDA POÇOS

Festa de São Benedito tem início nesta quinta-feira (1º); veja programação

Foto: Prefeitura de Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

A partir desta quinta-feira, 1º de maio, Poços de Caldas realiza mais uma edição da centenária Festa de São Benedito, com programação religiosa e cultural, barracas de comidas típicas das paróquias e parque de diversões, na Praça Coronel Agostinho Junqueira, em frente à Capela de São Benedito, localizada na região central da cidade.

Considerada uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do município, a festa conta com extensa programação, envolvendo missas, procissões, apresentações dos Ternos de Congos e Grupos de Caiapós.

Programação religiosa

A programação religiosa começa no primeiro dia da festa. Até 12 de maio haverá celebração da missa às 19h, seguida de coroação de Nossa Senhora do Rosário e a trezena em louvor a São Benedito.

Na quinta-feira (3), há a procissão de Nosso Senhora do Rosário, que sai da Capelinha de Santa Cruz, passa na Basílica e vai até a Capela de São Benedito.

No último dia, em 13 de maio, haverá missa às 10h, presidida pelo bispo Dom José Lanza, e a Procissão de São Benedito às 16h, com a participação dos Ternos de Congos e Caiapós.

Programação cultural

A programação cultural da festa, que inclui a celebração do Dia de Santa Cruz, a Retirada dos Caiapós do Mato e os festejos solenes do dia 13 de maio, tem início no dia 3, com realização da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

3 de maio – sábado

A programação cultural da Festa de São Benedito tem início às 19h, na Capela de Santa Cruz, com o Dia de Santa Cruz. Os Ternos de Congos realizam a cerimônia de abertura da Capela de Santa Cruz, nas imediações do Complexo Santa Cruz, no bairro dos Funcionários, com a tradicional bênção dos mastros, seguindo em cortejo até a Igreja de São Benedito, onde os mastros são hasteados.

11 de maio – domingo

Acontece a tradicional Retirada dos Caiapós do Mato, às 15h, na Fonte dos Amores, aos pés da Serra de São Domingos. A encenação representa o encontro de um grupo de caiapós, remanescente de 1905 do bairro Vila Cruz, com os Ternos de Congo. Na mesma data, é celebrado o Dia Municipal do Caiapó.