Uma manifestação organizada por familiares e amigos de detentos que cumprem pena no presídio de Poços de Caldas, foi realizada nesta sexta-feira (28). A concentração aconteceu próximo ao Espaço Cultural da Urca. De lá, os participantes seguiram por ruas da área central da cidade e pararam em frente ao fórum do município, onde pediram a presença do juiz responsável pela Vara Criminal.
Após serem informados de que o juiz não estava no fórum, os manifestantes seguiram para o endereço da Promotoria de Execuções Penais, onde foram recebidos pelo promotor de justiça Glaucir Modesto.
“Eles passaram reivindicações, que eu entendo pertinentes, e na medida do possível serão atendidas. Prometi a eles que vou levar as reivindicações para o juiz e para a direção do presídio para que alguma coisa possa ser feita”, informou o promotor.
Segundo a última atualização das notificações de Covid-19 no presídio divulgada pela Secretaria de Saúde, foram testados 333 detentos e 48 tiveram resultados positivos para a Covid-19. Até o momento, 50 servidores também foram testados na unidade e tiveram resultados negativos. Outros três servidores que procuraram atendimento nas unidades de saúde do município, testaram positivo e seguem em isolamento domiciliar. Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informa que os presos contaminados no presídio estão assintomáticos ou com sintomas leves. Eles foram separados dos demais e estão isolados, sendo monitorados e atendidos pela equipe de saúde.