Uma manifestação organizada por familiares e amigos de detentos que cumprem pena no presídio de Poços de Caldas, foi realizada nesta sexta-feira (28). A concentração aconteceu próximo ao Espaço Cultural da Urca. De lá, os participantes seguiram por ruas da área central da cidade e pararam em frente ao fórum do município, onde pediram a presença do juiz responsável pela Vara Criminal.
“Entre outras coisas, a gente decidiu se reunir para cobrar um tratamento mais digno aos nossos familiares que cumprem pena. A gente não tem informações da real situação sobre a Covid-19 dentro do presídio. Queremos também que as visitas, que não acontecem há seis meses, sejam retomadas. Não estamos pedindo para que soltem os presos, mas sim o que é de direito deles, um tratamento digno”, disse Josiane Patrícia de Lima, esposa de um detento.
Após serem informados de que o juiz não estava no fórum, os manifestantes seguiram para o endereço da Promotoria de Execuções Penais, onde foram recebidos pelo promotor de justiça Glaucir Modesto.
“Eles passaram reivindicações, que eu entendo pertinentes, e na medida do possível serão atendidas. Prometi a eles que vou levar as reivindicações para o juiz e para a direção do presídio para que alguma coisa possa ser feita”, informou o promotor.
Segundo a última atualização das notificações de Covid-19 no presídio divulgada pela Secretaria de Saúde, foram testados 333 detentos e 48 tiveram resultados positivos para a Covid-19. Até o momento, 50 servidores também foram testados na unidade e tiveram resultados negativos. Outros três servidores que procuraram atendimento nas unidades de saúde do município, testaram positivo e seguem em isolamento domiciliar. Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informa que os presos contaminados no presídio estão assintomáticos ou com sintomas leves. Eles foram separados dos demais e estão isolados, sendo monitorados e atendidos pela equipe de saúde.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: