Muitas adolescentes sonham com a comemoração de 15 anos, em fazer uma grande festa, se vestir de princesa e comemorar uma nova fase da vida com a família e os amigos. Júlia Maria Honório era uma dessas meninas, mas não conseguiu realizar seu sonho por conta de um câncer que a levou em 17 de abril de 2022, quando tinha 14 anos.
Mas seu desejo não foi esquecido e, nesta semana, em que completaria 15 anos, familiares e amigos deram um novo significado à data do seu nascimento. Vinte e oito pessoas encheram um ônibus e viajaram 160 quilômetros de Divinolândia (SP) a Ribeirão Preto para comemorar seu aniversário.
A festa teve direito a convite, bolo, bexigas com o nome de Júlia e muita emoção. O tema foi o que ela havia escolhido: Cinderela. Mas o lugar foi inusitado: o Hemocentro de Ribeirão Preto, onde todos os convidados da festa foram doar sangue em homenagem à menina.
“O sonho dela era chegar aos 15 anos e ela não conseguiu. Ela queria o sapatinho de cristal nos 15 anos. No tratamento, ela chegou a amputar um pedaço do pé e nós conseguimos fazer uma prótese para que ela pudesse usar salto”, lamentou a tia Natália Janaína Ferreira Alvarenga.
O lugar escolhido também tem muito significado. Júlia passou por tratamento de um Sarcoma de Ewing – tipo de câncer que ocorre nos ossos ou ao redor deles e costuma ocorrer em crianças e adultos jovens – por nove anos no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, onde funciona o hemonúcleo.
“Ela viveu mais dentro do HC do que fora. Ela precisou de muitas bolsas de sangue”, contou a tia.
Natália era a única doadora regular do grupo, para a maioria das pessoas, inclusive os pais e avós, Júlia foi a inspiração para a primeira doação. Agora, a família quer tornar o gesto em homenagem à menina em uma tradição.
“Não foi em vão que ela passou por aqui, que ela sofreu tanto, ela foi uma pessoa muito especial e conquistou muita gente”, diz a tia.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM