A Prefeitura de Poços de Caldas esclarece que é falsa a informação de que a Guarda Municipal e a Polícia Militar estariam multando motoristas e passageiros que estejam transitando sem máscaras de proteção. Embora o uso do dispositivo que atua como barreira na propagação da Covid-19 passe a ser obrigatório a partir da próxima sexta-feira, 1º de maio, a não utilização da máscara NÃO acarreta nenhuma penalidade relacionada às normas de trânsito vigentes.
Prefeitura aproveita para solicitar a todos os cidadãos que utilizem máscaras ao sair de casa, seguindo as orientações gerais da Anvisa e do Ministério da Saúde quanto à conservação do dispositivo.
Além disso, também a partir da próxima sexta-feira, a concessionária do serviço de transporte público coletivo passa a exigir o uso de máscaras de proteção facial por todos os passageiros e funcionários, assim como os estabelecimentos comerciais, que devem exigir o uso obrigatório do dispositivo por todos que adentrarem no local, proibindo a entrada de pessoas sem a devida proteção ou fornecendo máscara para que o acesso seja permitido.
A Prefeitura oferece uma ferramenta de checagem de fatos e combate às fakes news, disponibilizada no Sistema de Ouvidoria Online, o e-Ouve. A ferramenta de fact-checking pode ser utilizada sempre que um cidadão precisar confirmar alguma informação relacionada aos atos da Prefeitura, secretarias municipais e autarquias.
O Sistema de Ouvidoria Digital via aplicativo está disponível para download gratuito nos serviços de distribuição digital de aplicativos (basta digitar eOuve) ou pelo site http://pocosdecaldas.eouve.com.br. O link está disponível também na página inicial da Prefeitura (www.pocosdecaldas.mg.gov.br). Na dúvida, não compartilhe!