Um estudo do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade de Oxford foi publicado na The Lancet na sexta-feira,21. A revista científica inglesa mostrou que a combinação heteróloga, ou seja, de vacinas Covid-19 diferentes, após a vacinação com a Coronavac, é a estratégia mais eficaz para a dose de reforço.
A pesquisa mostrou que, 28 dias após a dose de reforço, a vacina de RNA mensageiro, da Pfizer, aumenta em cerca de 152 vezes a produção de anticorpos, que são capazes de bloquear a entrada do vírus nas células. Essa elevação foi de cerca de 90 vezes maior com a Astrazeneca e de 77 vezes com a Janssen. Com o reforço realizado com a própria Coronavac, o resultado é de 12 vezes a mais.
A pesquisa norteou as políticas públicas conduzidas pela pasta para o enfrentamento à pandemia e campanha de vacinação. O Ministério da Saúde orienta que a dose de reforço seja aplicada preferencialmente com a Pfizer, ou, de maneira alternativa, vacinas de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).
“Os dados apresentados evidenciam o acerto do Ministério da Saúde de usar vacinas de RNA e vetor viral para reforço daqueles com vacinas de vírus inativado”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre a publicação.
No Brasil, 1.240 voluntários participaram do estudo em São Paulo e Salvador, dos quais 1.205 permaneceram na pesquisa até a análise final. Detalhes da metodologia e resultados do estudo estão disponibilizados em preprint.
Variantes
O estudo ganhou ainda mais relevância com o crescimento de casos relacionados a novas variantes. De acordo com a publicação, a indução de anticorpos capazes de neutralizar as variantes Delta e Ômicron chegou a 90% dos indivíduos após o reforço heterólogo. Em contrapartida, apenas 80% e 35% dos indivíduos após o reforço com Coronavac tiveram neutralização para as variantes, respectivamente.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/Ki3CiSKCgAf2H5oB1fVTPU