ONDA POÇOS

Estudo mostra que sequelas da Covid atingem até 65% dos brasileiros

PE- RECIFE - Vida Urbana - Fomos ao bairro de Sao Jose conferir como esta a movimentacao do comercio com mais surgimentos dos casos de coronavirus no estado , nesta segunda-feira (16) Foto : Leandro de Santana / Esp. DP FOTO

Compartilhe nas redes sociais

Cerca de 65% dos brasileiros infectados pelo SARS-CoV-2 (o vírus causador da Covid-19) apresentam pelo menos uma sequela, como a perda de olfato ou paladar.

É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores da Ufpel (Universidade Federal de Pelotas) em parceria com a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e a organização de saúde pública internacional Vital Strategies.

Os resultados são baseados em dados de registros telefônicos com 9 mil entrevistados no país. Divulgada em abril, a pesquisa foi batizada de Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia).

Os principais sintomas registrados no levantamento foram:

Ainda segundo a pesquisa, 4,8% dos entrevistados não tomaram a vacina contra a Covid-19 – quase 30% dos não vacinados disseram que não foram imunizados por não acreditarem na eficiência da vacina.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/FsrOCwsr9mUBDsriAFkHL9