ONDA POÇOS

Estudantes protestam contra aumento da passagem e exigem passe livre estudantil em Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

Estudantes do movimento “Rebele-se” se reuniram no Terminal de Linhas Urbanas de Poços de Caldas na manhã desta segunda-feira (31), em protesto contra o aumento da tarifa de transporte público e para exigir a implementação do passe livre estudantil na cidade. Com cartazes e panfletos, o grupo percorreu as ruas centrais da cidade até a Câmara Municipal, onde protocolaram um pedido formal à administração municipal.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

O protesto foi motivado pelo reajuste na tarifa do transporte coletivo, que afetou especialmente os estudantes. Segundo os manifestantes, muitas prefeituras de diferentes cidades do Brasil têm adotado o aumento da tarifa de ônibus, prejudicando a classe estudantil. “As prefeituras de diversas cidades pelo país anunciaram o aumento da tarifa de ônibus, adotando uma medida antipopular e prejudicial aos alunos. Com isso, os estudantes que há pouco tempo conquistaram o direito ao meio passe, e antes pagavam R$3,00, agora terão que pagar R$3,50 por um serviço ineficiente e de péssima qualidade”, afirmaram, destacando a falta de linhas, infraestrutura precária, ausência de acessibilidade e atrasos recorrentes como problemas enfrentados no transporte público local.

Caue Henrique Ferreira, aluno e um dos representantes do movimento, reforçou as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. “Vivemos uma situação precária hoje em Poços. Não são todas as universidades que garantem o direito ao meio passe. A empresa responsável pelo transporte público do município oculta muitas coisas e não tem compromisso com a população. Precisamos de mais investimento nesse setor. Cidades que já adotam o modelo de passe livre estudantil mostram que é possível e viável implementar isso em Poços de Caldas”, declarou.

Além disso, o estudante mencionou que o movimento possui dois abaixo-assinados em andamento e vários outros movimentos que defendem a melhoria do transporte público e a implementação do passe livre estudantil.