O documentário‘ Estamos aqui: experiências negras e usos da cidade’, será lançado dia 29 de novembro, às 19hrs, no Instituto Moreira Salles em Poços de Caldas. O audiovisual foi idealizado por Ana Maria de Paula presidente fundadora da comunidade afro-religiosa tributo aos orixás, aborda as experiências das mulheres negras do município. “É para nos fazer mostrar. Dizer que estamos aqui, que ocupamos espaço na cidade. As 23 mulheres são Zumbi dos Palmares, são Dandaras, são Marianas, são as mães solos, é um documentário muito atual”, pontua Ana.
Ainda segundo Ana o trabalho que conta com as parcerias de Brisa Carvalho e Gabriela Acerbi Pereira também tem como objetivo tirar o estigma de que Poços de Caldas é a Suíça brasileira, uma vez que, grande parte da população é negra. A luta diária da mulher negra, também é abordada nos relatos, além de abordar a religião de outra maneira. “Sempre quis mostrar a religião no sentido de cultura, pois ninguém toca neste assunto”, explica.
Estamos aqui, será lançado no fim do mês da Consciência Negra justamente para trazer uma reflexão. 23 mulheres participaram do documentário com seus depoimentos de luta. 23 mulheres de núcleos diferentes, da dança, devoção, Congadas e Religiões afro-brasileiras.
Por: Aline Rodrigues